terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A Protecção Civil no Agrupamento de Vila Caiz

Em defesa da Vida e dos bens patrimoniais, particulares e colectivos, em Portugal as actividades de prevenção, protecção e socorro organizam-se em estrutura denominada Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Em primeira e última instância, a protecção civil destina-se a todos e a cada cidadão, e todos somos parte, meio e fim, dessa organização, que envolve a estrutura do Estado, desde o Governo às juntas de Freguesia, passando pelos governos civis e pelas câmaras municipais, tendo em vista evitar e atenuar os efeitos decorrentes de situações de acidente grave ou catástrofe.
De acordo com a Lei de Bases de Protecção Civil, um dos sete domínios em que a actividade de protecção civil se exerce é o da “Informação e formação das populações, visando a sua sensibilização em matéria de auto protecção e de colaboração com as autoridades” (Lei n.º 27/2006 de 3 de Julho – alínea c), número 2, artigo 4.º).
É de população que se faz a vida na escola, quantas vezes com necessidade de formação e informação em matérias que os programas escolares não contemplaram. Em matéria de informação e formação dos cidadãos, a própria Lei de Bases da Protecção Civil refere que “Os programas de ensino, nos seus diversos graus, devem incluir, na área de formação cívica, matérias de protecção civil e auto protecção” (número 3, artigo 7.º).
Neste contexto, o Agrupamento de Escolas de Vila Caiz está a levar a cabo três acções de formação na área da protecção civil com a colaboração do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS - Porto), dirigidas a docentes e pessoal não docente.
A primeira acção teve lugar a 26 de Novembro (quarta-feira). Denominada “Normas e procedimentos de actuação e evacuação”, foi orientada pela técnica do CDOS-Porto, Eunice Silva. Os assuntos transmitidos foram todos muito práticos, incidindo em regras de comportamento a adoptar em situações de incêndio, quer na escola quer em casa.
As próximas duas próximas acções versarão “O Manuseamento de Extintores” e o “Suporte Básico de Vida”.

Sem comentários: