domingo, 31 de janeiro de 2010

A horta cresceu e tem um espantalho

A horta biológica, que a EB1 e JI da Torreira (Fregim) adoptou este ano lectivo de 2009/10 como projecto pedagógico, continua a crescer com o contributo dos avós e a proporcionar aos alunos aprendizagens singulares relativas ao meio agrícola.
Em frente à escola, com área de aproximadamente 180m2, a horta já tem, praticamente, metade do terreno cultivado. Os produtos próprios desta época e região vão sendo cultivados e, se tudo nascer e crescer, como esperamos, teremos hortaliças suficientes para a confecção de algumas sopas.
Na sexta-feira (22/01), o Sr. António, avô da Leonor da sala 1, semeou cenouras, salsa e alfaces.
Na segunda-feira, foi a vez do Sr. José, avô do Bruno Rafael da turma H do 4.º ano, semear ervilhas e favas. Motivados por esta actividade, os alunos elaboram um inquérito sobre a profissão de agricultor que o Sr. José foi respondendo à medida que ia trabalhando, sob o olhar atento dos alunos. No final, colocaram, também, na horta, um espantalho construído previamente na sala que irá cumprir, com certeza, as funções para as quais foi construído - espantar os pardais.
Na terça-feira, veio o Sr. Manuel, avô da Margarida e da Nádia da turma D do 2.º ano, semear ervilhas e favas e plantou couves. Nessa tarde, ainda veio a mãe do Tiago que plantou meio cento de repolho.
Na quarta-feira, a avó do João, da turma D do 2.º ano, semeou cebolas e plantou cebolo, nabiça couve e repolho.
Na quinta-feira, o Sr. Armando, avô do Tiago da turma E do 3.º ano e do Vasco da sala 1, semeou ervilhas e favas.
Este projecto está a colher muito entusiasmo da parte de todos os alunos. Todos querem participar trazendo o avô ou a avó à escola que, com o seu conhecimento, semeiam e plantam produtos na horta.
Para a semana, é certo que outros avós virão…..

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Histórias contadas, uma estratégia para articulação

Criar contextos propícios a uma articulação efectiva entre pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico é uma das tarefas que compete aos professores de ambos os graus de ensino.
Desde o ano lectivo transacto que, na EB1 e JI da Torreira, a articulação acontece frequentemente nas diversas actividades levadas a efeito pelas educadoras e professores.
Uma actividade de que os alunos gostam muito e que acontece regularmente é a audição de histórias, umas vezes nas salas do pré-escolar outras vezes nas do 1ºCiclo.
Na quarta-feira, a educadora Ana Maria levou os seus alunos à EB1 para assistir à leitura da história, “os sete cabritinhos”, efectuada pela mãe de um aluno da turma B do 1.ºano. No final da história, os alunos, em conjunto, fizeram registos do que ouviram através de desenhos.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“A ciência vai à escola” na EB1 da Torreira

A faixa etária dos alunos em aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico é, talvez, a mais indicada para despertar nas crianças a curiosidade sobre o mundo nas suas múltiplas variáveis e diversidade, as diferentes maneiras de o observar e de incentivar o interesse pela sua descoberta.
Com o objectivo de estimular os alunos do 1.º Ciclo para o desenvolvimento de actividades experimentais tendo por base o recurso à experimentação do método da ciência, três docentes da Escola Secundária de Amarante — Margarida Pereira, Sílvia Bandarrinha e Eugénia Timóteo, criaram o projecto “A Ciência vai à Escola”, que está a ser implementado na turma F do 3.º ano.
Estabelecido um protocolo entre os Directores do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz e da Secundária de Amarante, este projecto iniciado a 18 de Novembro (pp) já conta com várias sessões realizadas em contexto de sala de aula.
Na EB1 da Torreira (Fregim) as actividades pedagógicas relativas ao projecto decorrem no período da manhã, duas vezes por mês, às quartas-feiras.
De acordo com o currículo de Estudo do Meio os alunos estão envolvidos no projecto através da realização de actividades de investigação e práticas experimentais, a partir das quais estão a construir um portefólio com registos das actividades desenvolvidas. No final de cada sessão é proposto aos alunos uma tarefa relacionada com os conteúdos abordados.
O projecto “A Ciência vai à Escola” terá a duração de dois anos (2009-2011) proporcionando o acompanhamento da aprendizagem dos alunos até ao final do ciclo.
Esta é uma nova acção científico-pedagógica levada a efeito na EB1 da Torreira, que registamos como uma mais-valia para o processo da aprendizagem, em que os nossos alunos estão envolvidos.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

EB1 Torreira recebe prémio em Serralves

Ao sair vencedora no concurso do projecto “Mil Escolas”, promovido pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP), hoje (22/1) a EB1 da Torreira (Fregim) – Agrupamento de Escolas de Vila Caiz (Amarante) esteve em lugar de destaque na cerimónia de entrega de prémios levada a efeito pela administração da empresa, na Fundação de Serralves (Porto).
Perante uma sala plena de convidados, depois de uma breve apresentação do projecto pelo administrador da empresa (Arménio Pereira) seguiu-se o momento da entrega do prémio monetário e do diploma aos premiados.
Pela parte da escola estiveram presentes as professoras Flora Queirós, responsável pelo projecto vencedor “A água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, a coordenadora da EB1 da Torreira, Neide Teixeira, e a Directora-adjunta do Agrupamento, Lurdes Sampaio. Na cerimónia esteve também o vereador da Educação da Câmara Municipal de Amarante (Abel Coelho), a quem coube proceder à entrega do prémio.
Para a escola, e no contexto da comunidade educativa, a distinção que recaiu sobre o projecto apresentado ao concurso surge como uma forma de validação externa dos seus objectivos, que a todos compromete na sua execução, visando promover a educação ambiental a nível dos nossos alunos e da própria comunidade, tendente a recentrar o valor da água enquanto recurso da Terra e a alterar atitudes no que respeita à importância da água e à necessidade de a preservar.
Na EB1 da Torreira (Fregim) ficamos com o compromisso de os professores colocarem o tema da “Água” e os conteúdos do “Ambiente” e da “Sustentabilidade” em plano de relevo das aprendizagens, enquanto matéria transversal dos conteúdos curriculares e como tema gerador de outros conteúdos que se prendam com as ciências da Terra e as ciências da Vida.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aprendizagem prossegue na horta biológica

O tempo de chuva persistente, que vinha fazendo quase ininterruptamente desde o mês de Dezembro último, hoje deu tréguas, ao final da manhã, permitindo prosseguir na execução da horta biológica.
Da parte da tarde, a Dona Filomena, avó do Francisco e do Rafael, veio à EB1 da Torreira (Fregim) e, já na horta, demonstrou como os seus conhecimentos são úteis para plantação de alho francês, alface, repolho de várias qualidades, tronchuda e na sementeira de cebola.
Nesta segunda sessão na horta houve lugar à participação dos alunos e professores da turma C do 2.º ano e da sala 2 do pré-escolar.
Desde a preparação da terrra em regos, ao espaçamento regular das plantas, até à colocação das sementes e dos vegetais, todos experimentaram plantar e semear os diversos produtos hortícolas.
Os trabalhos no campo obedecem ao compasso do tempo, mas também seguem regras próprias, muito experimentadas, que passaram sucessivamente de geração em geração até aos nossos dias.
Enquanto se cumpriu a segunda sessão do projecto pedagógico «Horta biológica / Compostagem» envolvendo directamente as práticas agrícolas tradicionais, ao mesmo tempo, a escola proporcionou a criação de um contexto de relacionamento pedagógico com o meio envolvente e o ambiente, proporcionando novas aprendizagens em contexto real.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

“Feiticeiro de Oz” encanta alunos, no Rivoli

Os alunos da EB1 da Torreira (Fregim) foram ao teatro. Acompanhados pelos Professores e uma funcionária do estabelecimento, hoje, 13 de Janeiro, todos os alunos foram à cidade do Porto para assistir à peça “O Feiticeiro de OZ”, que está em cena no Teatro Rivoli.
Baseado no livro de L. Frank Baum, O Feiticeiro de Oz conta a história de uma menina, que depois de ser sugada por um tornado no Kansas, chega a uma terra misteriosa, onde vai encontrar um leão que quer ser valente, um homem de lata que deseja ter um coração e um espantalho que quer ter um corpo de carne e osso.
Juntos os quatro amigos e Totó vão percorrer um caminho de tijolos amarelos, que os conduz à cidade de Esmeralda situada para além do arco-íris, onde vive o Feiticeiro de Oz, a única pessoa que os pode ajudar a concretizar os seus sonhos……
Presentes na sala do teatro, começada a representação, todos se envolveram na fantasia extraordinária que a peça proporciona. Na realidade, foram 50 minutos de uma história fantasiosa de muita cor, música e imaginário. Os cenários são simples mas muito bonitos e coloridos, e interagem com elementos multimedia. Os mais pequenos vibraram, bateram palmas e cantaram com Dorothy e os seus amigos. Todos gostaram.
Filipe La Féria consegue aqui, mais uma grande produção. Nesta peça que fala da amizade, do valor dos amigos, da família e da “nossa casa”, há também muitos momentos divertidos, que vale a pena descobrir, num espectáculo imperdível e “mágico”.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

A alegria de «cantar os Reis» em Fregim

Nós cá estamos todos, todos a chegar
E as Boas Festas nós cá vimos dar
E os santos reis, nós vimos cantar
E o Deus Menino nos há-de abençoar...
Boas Festas, Boas Festas
Boas Festas vimos dar
Um Ano Novo Feliz
Nós cá vimos desejar.

(Popular)

Para encerrar a quadra do Natal e dar cumprimento a uma actividade programada no âmbito do Plano Anual de Actividades (PAA), a EB1 e o Jardim de Infância da Torreira (Fregim) tiveram o dia de Reis como assunto motivador das actividades escolares. Nas tardes dos dias 6 e 7, de coroas na cabeça e munidos de instrumentos musicais, professores e alunos percorreram alguns lugares da freguesia de Fregim (Amarante) entoando cânticos criados para a ocasião ,alusivos à tradição do Dia de Reis.
Esta actividade visou, também, reforçar a ligação da escola à comunidade.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Uma horta biológica em projecto pedagógico

A EB1 da Torreira (Fregim) em articulação com o JI, no presente ano lectivo de 2009/10, deram início a um projecto pedagógico que passa pelo retomar de antigas práticas de decomposição de produtos naturais e da sua utilização como fertilizantes em horta, onde os alunos vão poder acompanhar os mais simples procedimentos da agricultura tradicional de auto-consumo.
Em simultâneo, com a criação e manutenção de uma horta biológica onde os fertilizantes químicos não terão lugar, fazemos compostagem doméstica como técnica de produção de fertilizante da terra para a agricultura biológica.
Depois da montagem de um compostor, no recinto da escola, em Novembro (pp), os alunos começaram por obter informação sobre a calendarização das culturas a desenvolver na horta que irá contar com os saberes e as técnicas dos avós.
O espaço da horta situa-se na parte frontal da escola, num terreno cedido para o efeito, a pedido da associação de pais.
Entretanto, hoje (08/01), sob um céu desanuviado e com o ar frio de Janeiro, demos início à criação da horta biológica. A avó da Joana, do 1.º ano (turma A), trouxe à escola os seus conhecimentos demonstrados na plantação de couve galega e na sementeira de favas e ervilhas, perante a observação e a experimentação dos alunos da turma A do 1.º ano e da sala 1 do pré-escolar.
Conciliando técnicas da agricultura tradicional com a valorização orgânica dos resíduos domésticos, de agora em diante, e de acordo com o calendário agrícola, outros avós virão colaborar na realização deste projecto pedagógico, continuando a elaboração da horta com os seus saberes práticos.
>
Ver ainda em turma1Atorreira.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Projecto aprovado no concurso «Mil Escolas» (20.823)

No ano lectivo em curso (2009/2010), as diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz têm como tema pedagógico integrador “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos”.
Com atenções centradas nas problemáticas dos recursos da Terra, na segunda metade do 1.º período, a EB1 da Torreira (Fregim) elaborou um projecto pedagógico inovador reportado ao tema da ‘água e ecossistemas ribeirinhos’.
A iniciativa, de amplitude transdisciplinar, surgiu em Outubro (27) de 2009 com a divulgação do concurso relativo ao Projecto “Mil Escolas”, no âmbito do programa de educação ambiental “A Água e os Nossos Rios”, promovido pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP).
No decurso do mês de Novembro (pp) a EB1 da Torreira (fregim) formulou candidatura própria com o projecto “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos tendo sido seleccionada pelo júri para ser apoiada técnica e pedagogicamente até ao final do próximo ano lectivo (2010/11).
Durante estes dois anos lectivos, alunos e professores da escola estarão envolvidos na execução do projecto que tem como principal objectivo a formação para a importância vital da água e da sua preservação.
No contexto da temática da água e dos nossos rios, os professores e alunos da Torreira vão participar no desenvolvimento de um conjunto de trabalhos científico-pedagógicos, contando que se estendam à participação activa de pais/encarregados de educação e de toda a comunidade educativa.
Entre as diversas actividades curriculares de que se faz o serviço educativo na escola básica, a EB1 da Torreira (Fregim) vai dar particular relevância à importância da água e à preservação dos rios enquanto recursos naturais finitos essenciais à Vida.