quarta-feira, 23 de junho de 2010

Actividades de final de ano no Agrupamento

O ano lectivo de 2009/2010 encerrou oficialmente no dia 18 de Junho (pp), data em que nos estabelecimentos escolares do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz se multiplicaram actividades especialmente preparadas para assinalar aquele dia que é sempre vivido muito intensamente pela população estudantil.
Depois de uma manhã muito movimentada e divertida para os alunos da EB1 de Torreira (Fregim), a tarde e parte da noite foi ocupada em três outras escolas básicas do Agrupamento, convites que foram correspondidos enquanto coordenadora do Conselho de Docentes.
Evidenciando-se as actividades alusivas ao terminus do ano lectivo, não ocorridas na EB1 de Torreira (Fregim) deve-se aqui o seu registo pelo potencial didáctico que possuem.

EB1 de Estremadouro (Louredo) – A tradição do folclore da região esteve representada na actuação do experiente Rancho Folclórico da Casa do Povo de Louredo e Fregim, do qual fazem parte um aluno da EB1 de Torreira (Frgim) e dois alunos de Estremadouro.
Foi num ambiente muito simpático, na presença dos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, professores e comunidade educativa, que os elementos deste rancho, dançaram e cantaram, transformando momentaneamente o recreio da escola num palco muito dinamizado pela graciosidade das danças e das músicas e cantares da tradição popular.

EB1 de Vilarinho (Vila Caiz) – Entre várias actividades com os alunos, foi realizada uma homenagem aos cidadãos Joaquim Pinheiro de Magalhães, João Pinto, Miguel Pinheiro e Joaquim Azevedo de Magalhães, que há cerca de 40 anos diligenciaram no sentido da criação da Escola Primária de Vilarinho pelo Ministério da Educação Nacional. Coube ao director do Agrupamento iniciar este pequeno mas significativo tributo, sendo seu pai, João Pinto, um dos homenageados, o único presente.

JI de Torreira (Fregim) – A conclusão do ano lectivo foi assinalada com a realização de uma festa-convívio organizada pelas educadoras. Cada uma das três salas do pré-escolar apresentou uma marcha popular, numa organização levada ao pormenor dos trajes, da representação e das músicas escolhidas. A representação bem ensaiada dos mais pequeninos contagiou todos os presentes, particularmente os pais e encarregados de educação.
Em ambiente de muita alegria, logo que concluído o programa das crianças, foi a vez das mães surpreenderem, sob o olhar atento dos seus filhos e da curiosidade dos presentes, dançando duas músicas muito alegres e bem ensaiadas. A terminar houve lugar a um lanche em que o convívio esteve entre todos os presentes.

EB2,3 de Vila Caiz - À noite, na escola-sede do Agrupamento, os alunos do 8.º ano de escolaridade apresentaram em palco uma extraordinária dramatização adaptada do conto de Sophia de Mello Breyner Andresen “O Rapaz de Bronze”. O ambiente era o de um belo jardim cheio de flores, presente nos cenários e nos adereços realizados na escola.
O último dia do ano lectivo de 2009/2010 foi intenso, programado e desenvolvido com actividades de grande valor lúdico e pedagógico de abertura à comunidade escolar e social podendo ser visto como uma forma de optimização dos recursos existentes na escola com vista à valorização de todos os momentos do processo educativo.

Filme sala 1

Filme sala 2

Filme sala 3

Mães dos finalistas JI

Diversão no último dia de aulas de 2009/2010

Chegou o último dia de aulas (18/06) do ano lectivo de 2009/2010, e com ele renova-se na escola a alegria pelo cumprimento partilhado do dever de ensinar com a necessidade de aprender.
No calendário comum, aproveitando a transição para o Verão, a época é de festas populares, e esse espírito está naturalmente presente em todos, alunos, professores e funcionários. Estamos no momento particularmente favorável à realização de actividades de encerramento que acentuam a boa disposição e reforçam os laços afectivos.
A encerrar o terceiro período lectivo na EB1 de Torreira (Fregim), a manhã foi preenchida com actividades de recreio em pistas insufláveis e numa cama elástica, divertimentos proporcionados pela Associação de Pais.
Foi um culminar de ano muito divertido, orientado pelos responsáveis dos equipamentos, sob supervisão dos respectivos professores.
As férias, para os alunos, iniciaram após o almoço, enquanto que, para os docentes, as actividades prosseguirão ininterruptamente até 15 de Julho.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Com um final de Ciclo em festa

Na escola básica, em cada fim de ano lectivo há sempre alunos a chegar ao fim do ciclo de quatro anos de escolaridade.
No final deste ano 2009/2010 são 44 os alunos que na EB1 da Torreira (Fregim) transitarão para o 2.º Ciclo, depois de fazerem com sucesso da primeira etapa do ensino básico.
Estão de parabéns os alunos, os professores que lhes proporcionaram as aprendizagens, os pais e encarregados de educação. Por eles, a escola está em festa, quando neles se cumpre o serviço que a escola presta e se realiza todo o trabalho educativo dos docentes.
Os alunos das duas turmas do 4.º ano de escolaridade realizaram hoje a sua festa com actividades de representação em palco, seguindo uma programação preparada com a ajuda dos seus professores, em que tomaram parte seus familiares.
O programa constou da apresentação de um pequeno sketch sobre os FINALISTAS seguida da canção “School over”. Depois, foi a vez da representação teatral da peça “Inês de Castro”, e duas canções: uma em inglês, “If you happy”, e outra em português, “Chegou o Verão”. Dramatizaram “Red Ridinghood” a que se seguiram mais duas danças.
O programa ainda contou com a participação dos alunos que integram o rancho folclórico em formação na escola, que, em palco, apresentaram duas danças, e no final todos os presentes entoaram uma canção aos finalistas.
A festa prosseguiu com a entrega, pelas respectivas professoras, dos livros de curso a todos os que concluíram esta primeira etapa de escolarização, concluindo com um lanche convívio entre os alunos-finalistas, familiares e professoras das duas turmas.
A estes alunos os professores da EB1 da Torreira (Fregim) fazem votos para que tenham um futuro escolar cheio de sucesso.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Novas experiências educativas em final de ano

Está a terminar o terceiro período de actividades lectivas, e o ano escolar 2009/2010 aproxima-se do seu termo.
Cumpridas as matérias curriculares e realizadas, pelos alunos, as fichas de avaliação, entre 14 e 18 de Junho de 2010, está em curso no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz a «Semana Cultural».
Durante esta semana, e de acordo com Plano Anual de Actividades (PAA), nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento há prevalência de actividades formativas extracurriculares, que proporcionam nas nossas escolas oportunidades únicas de convívio, articulação e socialização, numa dinâmica mais descontraída, complementar ao processo educativo dos alunos.
Na EB1 da Torreira (Fregim), a «Semana Cultural» começou hoje, (15/06), com uma visita a Cabeceiras de Basto.
Com partida às 9:30 horas e chegada às 17:30, a EB1 da Torreira (Fregim) cumpriu uma actividade que que se pretendia essencialmente lúdica e que acabou por ser, também, bastante pedagógica e proporcionadora de novas experiências, aos alunos.
O Centro de Educação Ambiental de Vinha de Mouros, localizado em Refojos na sede do Concelho de Cabeceiras de Basto, foi o local escolhido para, num ambiente sossegado e calmo, passarmos o dia, em contacto permanente com a Natureza.
Chegados ao local, com a orientação de um guia, visitámos o Centro de Educação Ambiental onde pudemos observar alguns animais característicos da fauna local: Javali, raposa, veado, codorniz, perdiz, coelho e também algumas árvores, devidamente identificadas: o pinheiro, cedro, sobreiro e carvalho.
De seguida, fizemos uma viagem, em mini trem, pelas ruas da Vila de Cabeceiras.
À hora do almoço, juntámo-nos todos, no parque de merendas, num piquenique que proporcionou um bom convívio entre os professores e funcionárias e muita brincadeira entre os alunos.
Da parte da tarde, visitámos a” Escola Fixa de Trânsito” onde todos os alunos puderam andar de bicicleta, numa pista de circulação com um traçado e equipamento que reproduzia e permitia vivenciar situações semelhantes às da própria realidade da circulação rodoviária. Os alunos foram alertados, pelo responsável da actividade, para os cuidados necessários a uma circulação rodoviária segura.
Por último, fomos até ao Centro Hípico e, no picadeiro, todos puderam montar a cavalo. O entusiasmo entre os alunos foi total. Alguns disseram que estavam a concretizar um sonho que tinham…andar a cavalo!!!
Antes do regresso, houve a surpresa da oferta de um gelado a todos os alunos.
O dia correu muito bem com novas experiências educativas em final de ano.

domingo, 13 de junho de 2010

Visita à central hidroeléctrica do Carrapatelo

A visita de estudo que os alunos da EB1 e do JI da Torreira (Fregim) efectuaram à Barragem do Carrapatelo (rio Douro) constituiu a realização de uma actividade de concretização do tema integrador “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos”, que o Agrupamento de Escolas de Vila Caiz adoptou no âmbito do Plano Anual de Actividades para o ano lectivo 2009/2010.
Divididos em dois grupos, a visita foi efectuada nos dias (20/05 e 24/05), para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecer de perto uma grande central de produção de energia hidroeléctrica. O Ambiente esteve no centro da abordagem do tema que comporta as diversas fontes de energia, nomeadamente das energias renováveis (FER), onde as centrais mini-hídricas se enquadram.
Saídos da escola pela manhã, ao longo da margem do Tâmega em direcção ao rio Douro, ao sul do Marco de Canaveses, depois de passar Penha Longa, ao fundo do vale a reter as águas do Douro avistámos a central hidroeléctrica, a conhecida Barragem do Carrapatelo.
A actividade constou de visita guiada ao interior da barragem, estrutura feita em betão , onde foi explicado o seu modo de funcionamento e como a corrente eléctrica é produzida na central hidroeléctrica.
No final da visita foi aberta uma comporta, tendo sido possível observar a força com que a água é descarregada da albufeira para jusante.
A Barragem do Carrapatelo foi iniciada em 1965 e a construção terminou em 1972. Possui uma eclusa de navegação e uma eclusa de peixes.
O nome desta Barragem vem da Casa do Carrapatelo, localizada na margem direita do rio Douro, famosa pelo assalto do não menos famoso Zé do Telhado.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Nossos Oceanos: Desafios e Oportunidades

O dia 8 de Junho é consagrado aos oceanos desde 1992. Em 2009, foi oficialmente declarado pelas Nações Unidas o Dia Mundial dos Oceanos.
Foi no Rio de Janeiro, durante a Cimeira da Terra (ECO 92), realizada pela Organização das Nações Unidas em busca da conciliação do crescimento económico com a protecção do ambiente, que ficou assente o conceito de «desenvolvimento sustentável» e esta data foi convencionada para assinalar o dia mundial dos oceanos.
Os oceanos são vastíssimas extensões de água salgada que delimitam ilhas e continentes, e juntamente com os mares cobrem a Terra em cerca de 70% da sua superfície. A esse facto se fica a dever a cor dominante que origina a designação de Planeta Azul.
Crê-se que tenha sido em meio oceânico que surgiram as primeiras formas de vida e onde terão evoluído muitos milhões de anos antes de se fixarem em terra. No entanto, com a sobrecarga da poluição que os oceanos recebem, a destruição dos recursos marinhos, o registo da subida dos níveis da água com perdas de praias e zonas costeiras, e perante a ameaça de extinção de várias espécies, este dia constitui uma oportunidade para se reconhecer a importância, as ameaças e os perigos por que estão a passar, e o que teremos de corrigir para os proteger e defender a vida e as reservas marinhas que neles há.
O tema deste ano, “Oceanos de Vida”, centra-se na grande diversidade de vida dos oceanos e como todos nós podemos ajudar na sua conservação.

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente pela defesa da Biodiversidade

A nossa Casa

A Biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assiste-se a uma perda constante deste conjunto, com extinções e destruições com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano.
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o objectivo de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo.
O Dia Mundial do Ambiente 2010 que se comemora hoje( 05/06) Sob o tema “Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro”, pretende evidenciar a importância da riqueza global de espécies e ecossistemas para a humanidade apoiando assim o Ano Internacional da Biodiversidade.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Um dia (1/06) inteiramente dedicado à Criança

O dia 1 de Junho é a data internacionalmente consagrada à Criança.
Celebrar a Criança e lembrar os seus direitos em Saúde, Educação, Igualdade e Protecção, mais de meio século depois de aprovada a Declaração dos Direitos da Criança (1959-2010) pela Organização das Nações Unidas (ONU) e 20 anos após de adoptada a Convenção dos Direitos da Criança (1989-2010) pela Assembleia Geral da ONU, pode parecer não fazer sentido na Escola actual, mas a verdade é que a sua salvaguarda ainda não está universalmente garantida.
Com o processo educativo centrado nas necessidades de aprendizagem individual dos alunos, na EB 1de Torreira (Fregim) o Dia Internacional da Criança foi assinalado pela realização de um conjunto de actividades exigentes em exercício físico, programadas e supervisionadas pelo prof. Pedro (AEC).
Logo pela manhã, deslocada a população escolar à cidade de Amarante, foi junto ao Tâmega, no Parque Desportivo da Costa Grande onde as crianças da escola da Torreira praticaram rotativamente quatro actividades diferenciadas: salto em comprimento, futebol, andebol de praia e atletismo (50m).
O tempo ensolarado e quente já a antecipar o Verão ajudou às actividades ao ar livre da manhã, mas na segunda parte do dia o cansaço era visível em todos, alunos e professores.
Já na escola, a tarde foi cumprida numa dinâmica lectiva informal, proporcionando a visualização de um filme, realização de jogos, a audição de músicas, elaboração de pinturas, num dia muito especial inteiramente dedicado à Criança.