domingo, 6 de dezembro de 2009

Novas tecnologias integram processo pedagógico

"É preciso que os professores se abram às novas tecnologias, que não tenham medo delas e as introduzam plenamente nas suas práticas pedagógicas, para que não haja um hiato, como se verifica muitas vezes, entre uma escola analógica, do século XX, e os alunos do século XXI"
Roberto Carneiro

Nos dias de hoje, a utilização de novas tecnologias tem grande impacto sobre a Educação, proporcionando a criação de novas metodologias de ensino e de aprendizagem.
Com a generalização do uso do computador na sala de aula, a maioria dos professores do 1.º Ciclo manuseia as novas tecnologias como uma mais-valia nas suas práticas pedagógicas. O uso das novas tecnologias, proporcionando apresentações coloridas, tornando as aulas mais dinâmicas e atractivas, motiva os alunos com maior ou menor dificuldade de comunicação e concentração, podendo os computadores ser grandes aliados na tarefa educacional.
Os professores precisam estar permanentemente em actualização, pelo que, presentemente, não se pode falar em qualidade no ensino sem haver utilização das novas tecnologias de informação e de comunicação na sala de aula. Compete ao professor saber utilizá-las como meios complementares de ensino.
Neste ano lectivo de 2009/2010 passou a integrar a equipa de docentes da EB1 da Torreira (Fregim), um professor que domina sem esforço as tecnologias informáticas, para quem o recurso ao “datashow” para a projecção dos conteúdos a abordar com os alunos é uma prática pedagógica corrente na sua sala de aula.
Na sala do 2.º e 3.º F, desde a apresentação de um powerpoint, um texto, uma história ou a efectuação de pesquisas na internet, tudo é projectado na parede branca e visionado ao mesmo tempo por todos os alunos.
Para além desta metodologia de trabalho de ensino/aprendizagem, que por vezes substitui os manuais, o professor Ismael também criou um site, onde regista actividades e trabalhos desenvolvidos pelos seus alunos, que, a partir de agora, pode ser acompanhado aqui.

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