Cada estabelecimento de ensino apresentaria uma árvore para integrar um “concurso de árvores de Natal”, que havia de ocorrer no último dia do 1.º período lectivo.
A execução do trabalho era livre e sem orientações pré-definidas.
Com as actividades programadas em curso, a EB1 da Torreira (Fregim) com 8 turmas e 154 alunos, procurou corresponder ao desafio pedagógico lançado. Nesse sentido deu o primeiro passo realizando uma reunião entre as professoras para definição do tipo de árvore a apresentar, os materiais que seriam utilizados na sua elaboração, e quais os professores e os alunos que ficariam com a responsabilidade na realização do projecto.
A primeira opção foi quanto ao tema. Não esquecendo o tema integrador do agrupamento para este ano lectivo 2009/10 – “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos” –, este passou a ser a fonte inspiradora da actividade.
Assente na ideia da actividade e do tema, o compromisso dos professores e alunos passou para a fase do ante-projecto, tendo sido feito em papel o que poderia ser no final a nossa árvore de Natal. Os elementos a utilizar seriam, o mar e o sol, fontes de energia renováveis. E o modelo agradou a todos.
A partir desta fase, ficou estabelecido que, dadas as características do trabalho a efectuar em sala de aula seriam os professores do 4.º ano com os respectivos alunos a construir a árvore representativa da escola.
A sala da turma H do 4.º ano depressa se transformou num verdadeiro ateliê, situação normal para os seus alunos, pois já estão habituados a esta ambiência artística. Os alunos da professora Branca têm tido uma aprendizagem na área da plástica muito acima do que é comum em alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
A árvore começou e foi construída, sempre pela mão dos alunos supervisionados pela professora que criaram especial entusiasmo na actividade. Diariamente, alunos e professores das outras salas entravam na sala transformada em ateliê, para apreciar e dar opinião, acompanhando assim a realização dos trabalhos.
No final, a professora Branca deu o último retoque e a árvore apareceu tal como tinha sido imaginada e fora projectada.
Esta actividade constituiu mais uma aprendizagem em domínios da criatividade e da realização artística, feita em grupo, e com o contributo de todos.
Nesta faixa etária os alunos precisam de ser ensinados, precisam de bons exemplos e de ver trabalhos bem executados por si.
Esta actividade foi um exercício de aprendizagem para todos os intervenientes, conforme se vê no slideshow.