Nesse dia, na EB1 de Torreira (Fregim), as actividades lectivas estiveram relacionadas com o final do período, e foram cumpridas durante a manhã.
Nas salas de aula, foi criada uma dinâmica lectiva informal, em que os alunos terminaram os trabalhos alusivos à Páscoa com que enfeitaram os ovos de chocolate oferecidos pela escola.
Para os docentes, as actividades prosseguiram deixando tempo limitado para o almoço. Às 13h30, estava agendada uma reunião a nível do estabelecimento, para fazer o balanço do período.
Saídos de uma, entrámos logo noutra sobre “Normas e procedimentos de Actuação e Prevenção”, orientada por uma técnica do Centro de Distrital de Operações de Socorro (CDOS – Porto).
A culminar este dia estava programada, para as 21 horas, uma actividade dirigida à comunidade escolar. Tratou-se de uma palestra da Nutrimodulation Learning, “Mentes brilhantes em Corpos Elegantes”, apresentada pelas especialistas em nutrição Cristina Sales e Daniela Seabra.
Ficou a sensibilização para se evitarem os alimentos que contenham a gordura “Trans”, pelos efeitos nocivos ao organismo, usada para dar mais gosto, melhorar a consistência e aumentar o prazo de validade de alguns alimentos.
O tema foi apresentado com recurso às novas tecnologias, de forma agradável, acessível e esclarecedora em interacção com a assistência.
Educar para a saúde é um dever das escolas. Os professores e agentes educativos podem e devem desempenhar um papel importante na promoção da saúde dando a conhecer os benefícios decorrentes de uma alimentação saudável.