
A tradição cristã dos ‘Reis’ é assumida na
EB1 da Torreira (Fregim) como parte do processo educativo, em concordância com a importância que esta quadra possui na comunidade.
Segundo a história da Igreja, a 6 de Janeiro de há dois mil e dez anos, os três Reis Magos chegaram à gruta de Belém, na Palestina, guiados por uma estrela que os levou até ao recém-nascido Deus-menino.
Entre o nosso povo, na noite de 5 para 6 de Janeiro, grupos de pessoas juntam-se em tocatas e corais para levar pelas portas cânticos festivos anunciadores da chegada de Jesus à Terra. É o que se designa de “cantar os Reis”, versando alegres e simpáticas canções de saudações e felicitação às famílias.
Todos os anos por esta altura, são os alunos que não esquecem a efeméride e se empenham na preparação da actividade de “cantar os Reis”.
O tempo chuvoso que nos tem acompanhado retardou a realização da acção por uma semana e só hoje (12/01) foi possível dar cumprimento a esta actividade do Plano Anual de Actividades (PAA) com que encerramos as comemorações da quadra natalícia.
Logo pela manhã, professores e alunos percorreram alguns lugares da freguesia de Fregim (Amarante) entoando cânticos criados para a ocasião, alusivos à tradição do Dia de Reis, acompanhados por instrumentos populares como o reque-reque, ferrinhos, bombo e viola. E o entusiasmo observado nos alunos, deixa perceber como esta tradição está viva na escola e na comunidade.