sexta-feira, 19 de setembro de 2008

A “festa dos padrinhos”


Desde há alguns anos, em todos os inícios de ano lectivo, na escola da Torreira (Fregim) está instituída uma prática que tem resultado em proveito da responsabilização dos alunos.
Na primeira semana de aulas, cada aluno do 1.º ano de escolaridade escolhe, entre os alunos do 4.º ano, um colega para seu “padrinho” de escola. Convencionou-se chamar a “festa dos padrinhos”, e a responsabilidade pela sua organização e realização compete aos alunos finalistas sob a orientação das respectivas professoras.
Assumido o estatuto de “padrinho” durante o ano lectivo, aos mais velhos, compete proporcionar uma boa integração na escola, cuidar e proteger os seus “afilhados”.
Este ano (2008/2009) a festa realizou-se hoje (19/09), constou de um espectáculo no polivalente da escola, animado pelos alunos do 4.º ano com canções e danças a que todos os alunos da escola assistiram. Já perto do final teve lugar, então, o momento mais esperado, que dá o nome e justifica a festa, a escolha dos “padrinhos”. Todos os alunos participaram e ninguém ficou de fora como "padrinho" ou "madrinha" e como "afilhado/a".
A “festa dos padrinhos” decorre em ambiente de muita alegria, e é levada muito a sério pelos alunos. A terminar houve lanche-convívio entre alunos e professoras.

1 comentário:

Bea disse...

Tens andado desaparecida nos coments, ó madrinha!
bjs