quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Os óleos alimentares usados são úteis

Os óleos alimentares são um dos produtos mais utilizados nas nossas cozinhas, mas depois de usados na confecção de alimentos perdem o seu valor nutricional e passam a constituir matérias a eliminar. O mais comum é escoar os óleos com as águas das lavagens, fazendo seguir o percurso das águas residuais, num processo doméstico comum de eliminação destes resíduos que contribui para aumentar a poluição das águas e do ambiente, sem outro proveito nem reutilização.
Este ano 2008 passou a existir resposta em Portugal para dar destino útil aos óleos alimentares usados. Depois de 15 de Julho, a Assistência Médica Internacional - AMI, com a finalidade de obter meios para lutar contra a exclusão social, lançou um projecto de recolhas que conta com a participação de restaurantes, hotéis, cantinas, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais. A escola-sede do Agrupamento de Vila Caiz é um dos muitos organismos que aderiram a esta iniciativa, contribuindo também para reduzir a poluição das águas e, genericamente, para a preservação do ambiente.
Para participar neste projecto da AMI apenas é necessário juntar os óleos alimentares usados numa garrafa de plástico e, quando estiver cheia, entregar num dos locais aderentes identificados na lista disponível em www.ami.org.pt.
A partir de agora, com este donativo tão simples, é muito fácil contribuir para a AMI e para a saúde do nosso planeta, valendo a pena mudar os hábitos de eliminação comum dos óleos alimentares usados.

1 comentário:

neide disse...

Obrigada pela lista que identifica os locais aderentes. Vou participar neste projecto da AMI.
Bom trabalho!
Neide