quarta-feira, 29 de abril de 2009

Alunos realizaram a terceira Assembleia de Escola

No amplo papel educativo que a Escola cumpre com os seus alunos, um dos domínios igualmente importantes como outras tarefas operativas básicas e de desenvolvimento cognitivo é o da educação para a cidadania.
Situar o aluno no seu contexto e promover ou despertar o seu sentido crítico e o seu contributo para o encontro de soluções de interesse comum é um dos exercícios colectivos que a EB1 da Torreira (Fregim) vem promovendo por via da realização de uma sessão da Assembleia de Escola por cada período lectivo.
A terceira reunião da Assembleia de Escola da EB1 da Torreira (Fregim) teve lugar hoje (29/04/09), pelas 14h30, registando a presença da totalidade dos alunos.
A sessão foi presidida por uma Mesa formada por quatro alunas do 4.º ano, eleitas pelos pares, com a supervisão dos docentes titulares de turma.
Da agenda da reunião fazia parte a abordagem dos problemas que há com a utilização da cantina, dos quartos de banho e do recreio.
Com a realização deste plenário de alunos foi altura, também, de fazer um balanço do que tinha sido cumprido das decisões tomadas na última assembleia, se os problemas antes constatados ainda se faziam sentir ou não.
Todos os alunos estiveram de acordo que, embora conhecendo as regras, muitos continuam, no dia-a-dia, a esquecer de as cumprir. Também foi admitido que por vezes as sanções não foram devidamente aplicadas.
Esta terceira Assembleia foi muito participada, sendo de assinalar os muitos contributos individuais para o restabelecimento de regras e penalizações para as infracções aos assuntos tratados.
É de assinalar que durante o período de tempo em que a Assembleia de Escola decorreu não houve necessidade de corrigir qualquer atitude ou comportamento de nenhum(a) menino(a). Por parte de todos os alunos e alunas houve sempre uma postura de muita presença e responsabilidade.
No final desta sessão, e como das outras vezes anteriores, com os registos que foram fazendo, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta que será lida e afixada em todas as salas de aula.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nós vamos tentar cumprir as regras.
Alguns meninos ainda não cumprem, vão ter tentar melhorar, senão apanham cstigos.

1º B

Anónimo disse...

As regras estabelecidas na Assembleia de Escola deverão ser cumpridas por todos os alunos. Nós vamos fazer um esforça para melhorar o nosso comportamento.

Turma do 3ºE