sábado, 18 de julho de 2009

Gripe A (H1N1) - Para evitar a sua propagação

Desde este ano de 2009, está a alastrar por todos os países uma nova estirpe de gripe, com origem no México, que colocou a Organização Mundial de Saúde (OMS) em estado de alerta, pelos receios de se transformar em pandemia.
Esta nova variante da gripe, conhecida por Gripe A, é provocada pelo vírus Influenza H1N1 e afecta sobretudo o nariz, a garganta e a árvore respiratória.
Tratando-se de uma doença de natureza infecto-contagiosa de muito fácil transmissão, todos temos o dever de acautelar alguns cuidados de higiene e limpeza individual, pensando na nossa prevenção e na prevenção dos outros com quem contactamos. Por isso, as escolas e outros estabelecimentos de ensino também podem ter um papel importante na divulgação da informação sobre as formas possíveis de prevenir a doença e os cuidados a ter aos primeiros sintomas, para evitar que esta gripe se propague aos seus alunos e profissionais.
As escolas deverão, assim, estar preparadas para a adopção de medidas adequadas de prevenção e contenção desta estirpe de gripe, em estreita articulação com os pais ou encarregados de educação e as Autoridades de Saúde locais.
Sem alarmismos, conhecer as manifestações da doença, bem como as suas formas de transmissão, constitui a melhor forma de adoptar as medidas de prevenção mais adequadas.
No entanto, aos primeiros sinais de gripe deve ligar para a Linha Saúde 24, com o número 808 24 24 24, e seguir as instruções que forem transmitidas.

Informações da Direcção Geral de Saúde aqui e aqui.

1 comentário:

Bea disse...

Nada de stressar!