domingo, 27 de dezembro de 2009

Memória da construção de uma árvore de Natal

Entre as diversas actividades com a temática do Natal, desenvolvidas nas escolas do Agrupamento Vertical de Vila Caiz, o Departamento das Expressões lançou o desafio às escolas para a construção de uma árvore de Natal.
Cada estabelecimento de ensino apresentaria uma árvore para integrar um “concurso de árvores de Natal”, que havia de ocorrer no último dia do 1.º período lectivo.
A execução do trabalho era livre e sem orientações pré-definidas.
Com as actividades programadas em curso, a EB1 da Torreira (Fregim) com 8 turmas e 154 alunos, procurou corresponder ao desafio pedagógico lançado. Nesse sentido deu o primeiro passo realizando uma reunião entre as professoras para definição do tipo de árvore a apresentar, os materiais que seriam utilizados na sua elaboração, e quais os professores e os alunos que ficariam com a responsabilidade na realização do projecto.
A primeira opção foi quanto ao tema. Não esquecendo o tema integrador do agrupamento para este ano lectivo 2009/10 – “O Uso Sustentável dos Recursos Energéticos” –, este passou a ser a fonte inspiradora da actividade.
Assente na ideia da actividade e do tema, o compromisso dos professores e alunos passou para a fase do ante-projecto, tendo sido feito em papel o que poderia ser no final a nossa árvore de Natal. Os elementos a utilizar seriam, o mar e o sol, fontes de energia renováveis. E o modelo agradou a todos.
A partir desta fase, ficou estabelecido que, dadas as características do trabalho a efectuar em sala de aula seriam os professores do 4.º ano com os respectivos alunos a construir a árvore representativa da escola.
A sala da turma H do 4.º ano depressa se transformou num verdadeiro ateliê, situação normal para os seus alunos, pois já estão habituados a esta ambiência artística. Os alunos da professora Branca têm tido uma aprendizagem na área da plástica muito acima do que é comum em alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
A árvore começou e foi construída, sempre pela mão dos alunos supervisionados pela professora que criaram especial entusiasmo na actividade. Diariamente, alunos e professores das outras salas entravam na sala transformada em ateliê, para apreciar e dar opinião, acompanhando assim a realização dos trabalhos.
No final, a professora Branca deu o último retoque e a árvore apareceu tal como tinha sido imaginada e fora projectada.
Esta actividade constituiu mais uma aprendizagem em domínios da criatividade e da realização artística, feita em grupo, e com o contributo de todos.
Nesta faixa etária os alunos precisam de ser ensinados, precisam de bons exemplos e de ver trabalhos bem executados por si.
Esta actividade foi um exercício de aprendizagem para todos os intervenientes, conforme se vê no slideshow.

3 comentários:

Bea disse...

Lindooooo!
Que este seja um bom prenúncio, para todos vós, no novo ano que vai começar! Beijos

Professora Georgina Pinto disse...

Olá Flora
Espero que tenha passado um Santo Natal e que o ano de 2010 seja cheio de sucessos.
As Letrinhas do Gil estão a comemorar as 70000 visitas, temos um selo para oferecer aos blogs amigos. Passe pelo nosso blog.
Beijos
Georgina Pinto

Joan e Lúcia disse...

ola nós somos ex alunas da torreira da professora Anabela, muitos beijinhos para ela.
A vossa árvore estava muito bonita,tudo de bom neste ano de 2010.