terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Concretizando sinais e regras de trânsito

No 1.º Ciclo do ensino básico um dos conteúdos do programa de Estudo do Meio é o tema «Segurança do seu corpo».
Com o 2.º ano de escolaridade o mesmo tema surge no processo de ensino tendo por objectivos “conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia-a-dia das crianças, sinais de peões; pistas de bicicletas; passagens de nível…)”
Tornando prática a abordagem desta matéria, as professoras das turmas C e D do 2.º ano da EB1 Torreira (Fregim) planificaram e desenvolveram uma actividade pedagógica conjunta para concretizar o tema.
Na sala de aula começaram por estudar e adquirir as regras de segurança tal como devem ser cumpridas na via pública, quer quando em deslocação a pé quer em bicicleta.
Recorrendo a cartolinas de cores construíram diversos sinais de trânsito e, por sugestão das professoras, alguns alunos trouxeram as bicicletas para poderem aplicar os conhecimentos adquiridos.
No polivalente da escola, foi simulada uma pista onde os alunos, um a um, fizeram o trajecto definido e onde tiveram que respeitar os sinais de trânsito colocados no circuito.
Relativamente aos conteúdos abordados com o tema da «Segurança», esta metodologia de ensino resultou muito bem, fazendo com que os alunos se tivessem empenhado na sua própria aprendizagem.

3 comentários:

Joana disse...

olá sou ex aluna da professora Anabela um beijo para ela. estou empressionada com o vosso blog.

Lúcia disse...

Olá, eu sou a Lúcia, ex aluna da professora Anabela, muitos beijinhos para ela. Estou muito alegre por saber que o vosso blog está cada vez melhor. Bom trabalho e bom ano léctivo.

Pirilampos disse...

A nossa turna deseja um bom Natal a todos vós e à vossa professora.