terça-feira, 28 de setembro de 2010

Primeira Assembleia de Escola 2010 / 2011

A primeira Assembleia de Escola do ano lectivo 2010/2011 realizou-se hoje (29/09) no polivalente do pólo da Torreira (Fregim – Amarante).
A denominada "assembleia de escola" é uma actividade pedagógica consagrada no Plano Anual de Actividades e ocorre no contexto de formação cívica, cujo principal objectivo é levar os alunos a reflectir sobre a vida da escola, identificar problemas surgidos e procurar soluções entre todos. Na medida em que a iniciativa envolve a participação das crianças do Jardim de Infância da Torreira (Fregim), é também uma actividade de articulação entre os graus de ensino Pré-escolar e o 1.º Ciclo.
A sessão foi preparada pelas duas turmas do 4.º ano de escolaridade, por serem os alunos mais velhos e possuírem mais autonomia, sob orientação das respectivas professoras. A mesa que presidiu à reunião foi constituída por dois alunos de cada turma, inclusive do pré-escolar, em representação dos restantes colegas.
Antes do início formal da reunião, por meio de um powerpoint muito elucidativo, foram projectadas num ecrã e relembradas as regras de bom comportamento escolar.
A assembleia permitiu debater assuntos de relativos a situações comuns que se deparam nas rotinas da escola, como por exemplo na utilização da cantina e do recreio.
As regras e penalizações para os assuntos tratados foram colocadas em discussão e aprovadas. No final da sessão, os elementos da Mesa elaboraram a respectiva acta com os registos que foram fazendo, e posteriormente será lida e afixada em todas as salas de aula.
Terminada a reunião os alunos presentes entoaram uma canção, com música adaptada e letra criada para o efeito, contendo as regras que precisam ser observadas por cada aluno para haver bom comportamento na escola e fora dela.

1 comentário:

Lúcia disse...

Olá! Sou a Lúcia, ex aluna da professora Anabela. Qualquer dia faço - vos uma visita!
Estou a ver que continuam com um bom trabalho, continuem assim.
Espero que tenham iniciado bem o ano lectivo.
Muitos beijinhos para a professora Anabela e um resto de bom ano para todos!