segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A linguagem na criança em acção para docentes

Em início de ano escolar no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz, desde a passada quinta-feira (2/09) os professores do 1.º Ciclo desenvolvem os trabalhos preparativos de organização e programação das actividades lectivas.
Entre reuniões com os encarregados de educação, de planificação curricular, de preparação da articulação entre os diversos níveis de escolaridade, e de elaboração do Plano Anual de Actividades, até ao começo das aulas, no próximo dia 10 de Setembro, o trabalho na escola não dá tréguas aos docentes.
A manhã de hoje para os professores do 1.º Ciclo e educadoras do Agrupamento foi destinada à realização de uma acção de formação (workshop) sobre a temática da «Linguagem e Literacia – Do oral ao escrito», organizada pela coordenadora do Departamento e orientada pela professora Beatriz Madureira, professora do 1.º Ciclo e Coordenadora da EB1 de Paredes.
A primeira parte da sessão consistiu numa abordagem teórica com aplicação de modelos práticos do desenvolvimento da linguagem na criança em idade escolar, e durante a segunda parte foram apresentadas propostas de actividades para sala de aula no âmbito do desenvolvimento da produção linguística oral e escrita, finalizando com a proposta de um trabalho prático realizado em grupo.
A acção constituiu numa oportunidade informativa e formativa para todos os professores do 1.º Ciclo, do Ensino Especial e Educadoras. Pela importância do tema e pela forma muito elucidativa e esclarecedora como decorreu, foi muito instrutiva e do agrado de todos os presentes.
O conhecimento da temática abordada e a experiência profissional da professora Beatriz Madureira são créditos que ficaram bem patentes e a quem agradecemos a sua disponibilidade para os partilhar connosco.

3 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Tiza, Milhé! Mas o que é feito de ti que andas desaparecida da blogosfera?
Não achas que está na hora do regresso?
Beijocas

1ºA Torreira disse...

Tiza, muito obrigada por partilhares connosco um pouco da tua experiência profissional. O momento foi óptimo. Espero que repitas.
Bjs - Gena

Anónimo disse...

Gostei do momento. Obrigada.
Neide