domingo, 30 de janeiro de 2011

Colocação de ninhos na área envolvente da escola

No âmbito do projecto pedagógico “O CHAPIM NA ESCOLA – Biodiversidade, Aves e Habitat” que a escola EB1 da Torreira (Fregim) está a desenvolver com os alunos e com a comunidade educativa, na próxima semana, será levada a efeito uma actividade experimental da maior importância para os objectivos programados. Trata-se da colocação de ninhos artificiais nas árvores do recinto escolar.
Esta acção tem em vista criar espaços de nidificação para aves como o chapim, tentando superar o desaparecimento de orifícios no seu meio natural, espaços quase insignificantes para outras espécies mas desempenham funções muito importante para as aves que por sua vez contribuem para a manutenção dos equilíbrios ecológicos. As caixas-ninho também têm um papel relevante como abrigo ou refúgio de aves em condições atmosféricas adversas.
Esta actividade contará com a colaboração da Câmara Municipal de Amarante (CMA), na colocação das caixas-ninho, salvaguardando os cuidados a ter com as árvores para que não sejam danificadas e os ninhos sejam devidamente colocados.

2 comentários:

Anabela Magalhães disse...

Será, por certo, um culminar de projecto feliz. Votos de excelente trabalho.

Anónimo disse...

Parabéns pelo Projecto!!
Conheço-o bem :)!
A sementinha cresceu na oficina de formação "Educação Ambiental e os Ecossistemas Ribeirinhos"...
Recordo com muita satisfação.

Mariana Cruz