sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Projecto “Mil Escolas" - Actividades Pedagógicas

A execução do projecto “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, com que a EB1 da Torreira (Fregim) foi premiada pela empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP) no âmbito do Projecto “Mil Escolas” (2009-2011), trouxe à escola a motivação e o incentivo para o desenvolvimento pedagógico das temáticas da Água, da Biodiversidade e do Ambiente. Assim foi no decurso do ano lectivo 2009/2010 com a realização de diversas actividades na escola e na comunidade, tal como acontece este ano lectivo, (2010/2011).
O dia de hoje (14/01) foi plena e inteiramente dedicado aos temas do Ambiente com incidência particular nas matérias da água, concretizadas pela equipa técnica do projecto “Mil Escolas” em cinco oficinas lúdico-pedagógicas: “A Expressão Dramática e a Natureza”, “Imagens contam Estórias”, “Água em Movimento”, “Teatro de fantoches: O meu rio” e “Na pele dos anfíbios”.
Com início no período da manhã, as salas de aula foram libertas de mesas e cadeiras e os alunos foram divididos em cinco grupos. A dinâmica foi criada em trabalho colectivo, rotativo, onde foi estimulado o jogo dramático, a expressão corporal, tendo havido constante recurso à capacidade imaginativa individual e à criatividade. Os alunos assistiram a um teatro de fantoches, representaram os anfíbios nos seus habitats, dramatizaram uma estória, aprenderam o ciclo urbano da água, foram sensibilizados para a necessidade da recolha dos óleos queimados,… conhecimentos transmitidos e a suscitarem dar largas à imaginação.
Todas as actividades estavam muito bem organizadas e foram do agrado de alunos e professores. Os diferentes grupos participaram de uma forma entusiástica e ordeira em permanente interacção com os monitores.
A todos os alunos foi oferecido um pequeno manual (Livro de Bolso – Guia de Campo), editado pela empresa, que contém informação muito útil para o estudo da água, dos rios e dos ecossistemas ribeirinhos.
As actividades educativas trazidas à escola, proporcionando muitas e boas aprendizagens aos nossos alunos, acabam também por contribuir para o enriquecimento do processo pedagógico e valorização da qualidade do ensino em curso na EB1 da Torreira.

6 comentários:

Anónimo disse...

La ringrazio per Blog intiresny

Anónimo disse...

quello che stavo cercando, grazie

Anónimo disse...

Neste ano estas actividades estão a ser muito divertidas e engraçadas.
Antes das férias de Natal, na Escola, veio uma pessoa mascarada de pai-natal que deu um presente a cada um.

Inês Gonçalves Cerqueira
3ºE

História em Movimento disse...

Excelentes actividades as que proporcionais aos vossos alunos e que connosco partilhais.
Gosto sempre de passar por aqui...
Anabela Magalhães

Anónimo disse...

Todas as crianças adoraram as actividades.
Obrigada ao projecto "Mil Escolas"

Anónimo disse...

Todas as crianças adoraram as actividades.
Obrigada ao projecto "Mil Escolas"