
Foi no Rio de Janeiro, durante a Cimeira da Terra (ECO 92), realizada pela Organização das Nações Unidas em busca da conciliação do crescimento económico com a protecção do ambiente, que ficou assente o conceito de «desenvolvimento sustentável» e esta data foi convencionada para assinalar o dia mundial dos oceanos.
Os oceanos são vastíssimas extensões de água salgada que delimitam ilhas e continentes, e juntamente com os mares cobrem a Terra em cerca de 70% da sua superfície. A esse facto se fica a dever a cor dominante que origina a designação de Planeta Azul.
Crê-se que tenha sido em meio oceânico que surgiram as primeiras formas de vida e onde terão evoluído muitos milhões de anos antes de se fixarem em terra. No entanto, com a sobrecarga da poluição que os oceanos recebem, a destruição dos recursos marinhos, o registo da subida dos níveis da água com perdas de praias e zonas costeiras, e perante a ameaça de extinção de várias espécies, este dia constitui uma oportunidade para se reconhecer a importância, as ameaças e os perigos por que estão a passar, e o que teremos de corrigir para os proteger e defender a vida e as reservas marinhas que neles há.
O tema deste ano, “Oceanos de Vida”, centra-se na grande diversidade de vida dos oceanos e como todos nós podemos ajudar na sua conservação.
2 comentários:
Muito legal, não sabia desse dia! Realmente, o oceano é um meio MUITO importante na Terra :D
Saudações e parabéns pelo blog!
Enviar um comentário