Alguns dos temas mais presentes na sociedade contemporânea, como as questões do Ambiente e da Biodiversidade, são domínios de investigação das ciências e matérias do conhecimento que as escolas têm por dever transmitir.
No âmbito da Educação essas abordagens reflectem-se nos conteúdos programáticos de várias disciplinas, assim como têm expressão nos projectos educativos de agrupamentos de escolas, constituindo ferramentas e documentos orientadores da acção docente e do processo de ensino/aprendizagem.
No aprofundamento das aprendizagens sobre das temáticas mencionadas, no ano lectivo de 2010/2011 a EB1 e JI de Torreira (Fregim – Amarante) tem em desenvolvimento o projecto, “O Chapim na Escola – Biodiversidade, Aves e Habitat”. Enquadrado no tema do Projecto Educativo do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz, o projecto em curso foi elaborado no âmbito da Oficina de Formação "Educação Ambiental e Ecossistemas Ribeirinhos", promovida pela empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) no contexto do projecto «Mil Escolas».
Em ambos os estabelecimentos de ensino do pólo da Torreira (Fregim-Amarante) a execução do projecto vem criar diversos momentos de aprendizagem sobre aves, habitat e biodiversidade em que a motivação começa com a descoberta do chapim e no apoio à sua nidificação. No sentido de aprofundar o conhecimento e a actuação na protecção da biodiversidade uma das actividades programadas consiste na construção de caixas-ninho para chapins.
É conhecido que a substituição da floresta autóctone por florestas de produção e crescimento rápido fez com que deixassem de existir orifícios para dar abrigo a aves que deles precisam para nidificar. E no nosso meio, uma espécie de aves de pequeno porte que se encontra perante essa carência de condições favoráveis à nidificação é o chapim nas suas várias espécies. Contudo, estas aves são muito importantes para o equilíbrio do ecossistema onde se inserem, uma vez que através da sua dieta controlam possíveis pragas e contribuem de um modo natural para a eliminação de elementos nocivos ao ambiente.
Logo no início deste ano lectivo, o projecto foi apresentado aos encarregados de educação e foi bem acolhido. Entretanto, iniciado o processo, o projecto está a registar muito entusiasmo por parte dos alunos os quais já estão familiarizados com o tema por via das diversas pesquisas realizadas sobre o chapim. Pela parte dos encarregados de educação é digno de registo a grande adesão que se reflecte nas inúmeras caixas-ninhos construídas com os seus educandos e que são visíveis em todas as salas.
Em breve, e na altura mais adequada, levaremos a efeito a campanha de colocação dos ninhos artificiais em vários pontos do meio envolvente. O chapim vai mesmo voar na Torreira...
No espaço de aprendizagens que a escola proporciona às crianças, a promoção de valores e comportamentos pró-ambientais devem estar sempre presentes como fundamento para melhor conhecimento e protecção do meio e consciencialização da importância do Ambiente e da sua qualidade para a vida.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Chegarão à EB 2/3 de Amarante?
Enviar um comentário