domingo, 15 de março de 2009

O saber na construção do “Zoo da Torreira”

Durante os quatro anos em que ocorre o primeiro ciclo de aprendizagens na escola básica, todo o trabalho pedagógico é programado para ser desenvolvido com os alunos no sentido da aquisição e consolidação de saberes elementares. Saberes básicos e estruturantes que vão constituir os alicerces de todo o conhecimento e das competências que se seguirão posteriormente, nos anos seguintes e nos níveis de ensino subsequentes.
Ao nível do Ensino Básico uma das áreas curriculares do 1.º Ciclo que mais proporciona envolver os alunos em aprendizagens que lhes permite “compreender, explicar e actuar sobre o meio de modo consciente e criativo”, é o Estudo do Meio.
De acordo com o que o documento do programa de Estudo do Meio sugere, "os professores deverão recriar o programa, de modo a atender aos diversificados pontos de partida e ritmos de aprendizagem dos alunos, aos seus interesses e necessidades e às características do meio" (DEB, 1998:108)
Na EB1 da Torreira (Fregim), e no âmbito da área curricular de Estudo do Meio, a Turma B do 1.º Ano de escolaridade encontra-se na abordagem do conteúdo “os seres vivos do seu ambiente”.
Depois de estabelecidas as diferenças entre animais e plantas, de reconhecidas as manifestações da vida animal, identificados animais domésticos e selvagens, reconhecidos diferentes ambientes onde os animais vivem, identificadas as semelhanças e as diferenças externas entre diversos seres vivos, faltava operar com os conceitos adquiridos em aulas anteriores.
A aula, para confirmar a consolidação das aprendizagens sobre este conteúdo do “Meio Ambiente”, programou-a a professora Carla Ribeiro através da construção de um jardim zoológico por parte dos alunos.
Com recurso a cartolinas de cores diferentes, foram definidos três espaços considerados como ‘terra’, ‘ar’ e ‘água’. E recorrendo aos animais que cada um pôde obter entre os seus brinquedos, foram garantidos os elementos necessários ao cumprimento do Plano da Aula.
Os alunos da Turma A (1.º Ano) também participaram activamente nesta sessão que tratou de construir o «Zoo da Torreira», nome escolhido para o resultado final da actividade, com que foram caracterizados os animais e o seu meio.
À medida que cada aluno escolhia um boneco representativo de determinada espécie animal assim também respondia às questões colocadas pela professora, testando os conhecimentos adquiridos em aulas anteriores. No final, o animal escolhido era colocado no respectivo ambiente do “Zoo”, em espaço correspondente a ‘ar’, ‘terra’ e ‘água’.
Seguindo o princípio da flexibilidade sugerido no Programa do 1.º Ciclo para gestão do currículo de Estudo do Meio, a concretização desta actividade em sala de aula permitiu demonstrar que todos os alunos, sem excepção, tinham bem presente os conteúdos da matéria relativos aos animais e ao seu meio.


3 comentários:

Anónimo disse...

Esta actividade foi muito divertida.
Aprendemos muito sobre os animais, sobre o seu habitat, o seu corpo e a forma como nascem.
Visitámos um ZOO sem sair da sala.

Turma B do 1º Ano

Cláudia Queirós disse...

Essa actividade pareceu-me muito gira! ;) As fotografias também...! Beijinho! Ah, e obrigada :) :) :) ***

Anónimo disse...

Foi muito giro fazer este zoo. Não foi preciso ir à selva.
Nós gostámos muito!

Os alunos do 1º A