sábado, 11 de julho de 2009

Ao fechar de um ciclo para iniciar outro

Concluído nas escolas o trabalho inerente ao encerramento do ano lectivo de 2008/2009, o Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz realizou, pelas dez horas do dia 10 de Julho, a última Reunião Geral de Docentes, desde o pré-escolar ao 3.º Ciclo.
Sob a presidência do director do Agrupamento, na reunião foi dada a posse aos restantes elementos da nova direcção, tratando-se afinal da sua recondução para mais um mandato de quatro anos, que todos esperam continue a ser pautado por uma orientação de exigência e profissionalismo.
Feito um breve balanço da actividade educativa no evoluir das directivas ministeriais, entre diversas notas relacionadas com os aspectos organizacionais do Agrupamento, o director agradeceu a todos os professores o trabalho desenvolvido nestes últimos três anos, nomeadamente no de 2008/2009, dado que, conhecidas as circunstâncias em que decorreu o processo de Avaliação e à forma como quase diariamente saíam novas directivas, foi um ano de trabalho muito desgastante.
Entretanto, perspectivando desde logo o início do próximo ano lectivo, a primeira reunião geral de 2009/2010 já tem data marcada. Será a 2 de Setembro (pp.), pelas dez horas, e a data de abertura dos estabelecimentos de ensino para o primeiro dia de aulas será a 14 de Setembro de 2009.
Após a sessão, a maioria dos professores participou num almoço/convívio, onde não faltou muita boa disposição, discursos improvisados e, até…, alguma emoção menos contida da parte de quem sai e de quem fica. Muitos dos presentes já sabiam, pelos resultados dos concursos de colocação de professores, que no próximo ano lectivo não vão continuar no Agrupamento. Contudo, os três anos de trabalho docente nas nossas escolas foram, sem dúvida, suficientes para que se criassem laços de amizade e companheirismo que agora têm de se desatar.

6 comentários:

MM disse...

O almoço de confraternização foi um momento dominado por uma forte emoção. Professores do primeiro, segundo e terceiro ciclos reuniram-se à volta da mesma mesa. O que os unia? O mesmo projecto. Partilhavam o mesmo sonho! O que os distinguiu? A sua entrega total a uma causa nobre.
O Agrupamento de Escolas de Vila Caiz prima pela diferença. Todos os professores se entregaram de corpo e alma à missão que lhes foi incumbida!
Quem trabalha neste Agrupamento, sente-se movido pela mesma vontade que o leva a entregar-se completamente à escola e aos alunos. Este Agrupamento é um lugar diferente porque tudo gira à volta do princípio que os alunos merecem toda a nossa dedicação.
A Escola EB2,3 de Vila Caiz é um espaço lindíssimo onde reina a organização, a limpeza, a alegria e onde o rei é o aluno.
Não poderia terminar sem deixar uma palavra de apreço pelo magnífico trabalho em prol de todos, levado a cabo pelo senhor Director, Dr. João de Queirós Pinto. A escola, o Agrupamento, os alunos, todos têm uma dívida para com o senhor Director que só poderá ser paga pelo nosso esforço em fazer o melhor que soubermos.
Eu, enquanto professora, sinto-me completamente realizada e tenho uma enorme vontade de dar continuidade ao meu trabalho. Ser professora nesta escola é um privilégio!
Obrigada a todos pelo esplêndido desempenho!
Não. Não me esqueci dos colegas e das colegas que nos deixaram. Vai ser difícil para mim habituar-me à sua ausência! Foram muitas horas passadas no mesmo espaço, trabalhando para o mesmo fim! A eles e elas, quero desejar que nas escolas onde forem colocados, gostem tanto da vossa maneira de ser e estar como eu! Bem hajam!
E agora, é tempo de férias e de sentir o vento, as ondas, espreitar a lua e adormecer ao som de uma chuva de estrelas…

A professora,
Manuela Matos

MM disse...

Maxima reverentia debetur puero

Que a escola seja a voz
De todos os silêncios
De todos os medos.
Que a escola seja a ponte
Entre a alegria
E a vida!


Manuela Matos

MM disse...

Sexta-feira, 10 de Julho de 2009

Poema de Despedida

Neste dia de sol
Digo adeus...
Mas...ficou um sabor
A sal
Choro
Riso

Tempo de despedida
E de partir
Partir para as ondas
O vento
O mar
Mergulhar na aventura
Passear na areia
E sentir a vida...

Manuela Matos

MM disse...

Porque hoje sou


Porque o mundo é dos poetas
E de todos os que aprenderam a voar
E a partir nas asas do sonho.

Porque hoje é o tempo de ser
De olhar para lá das nuvens
E sentir...


Porque há o tempo de amar
E o tempo de partir...

Manuela Matos

MM disse...

Hoje..


A noite trouxe-me as estrelas
E o desejo de chegar à lua.

A noite trouxe-me todos os mistérios
E a vontade de viajar.


Hoje, quero partir...



Manuela Matos

MM disse...

À minha querida colega Flora Queirós, quero dizer que muito aprecio o seu trabalho e sinto-me muito feliz por ela fazer parte do meu grupo de trabalho.Que continue sempre com a mesma doçura!
Um abraço!


À Eugénia, à Lurdes Cerqueira e à Glória Medeiros quero agradecer todo o carinho manifestado e toda a gentileza.
Que os passeios na praia, vos refresquem a alma e vos deixem completamente revigoradas!
Um abraço!

Manuela Matos