quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Feira de Outono e magusto pelo São Martinho

De acordo com o calendário católico, o dia 11 de Novembro é dedicado a São Martinho que a cultura popular evoca no aforismo «pelo São Martinho vai à adega e prova o vinho».
Na EB1IJI da Torreira (Fregim), o dia que hoje passa foi assinalado com duas actividades lectivas que também envolveram a comunidade escolar.
Da parte da manhã teve lugar no polivalente do pólo escolar da Torreira (Fregim) a designada “Feira de Outono”, um espaço reservado aos produtos próprios da época, onde surgem também os primeiros trabalhos realizados por alunos e professores, em contexto de sala de aula. É com alguma antecedência que esta iniciativa começa a ser preparada com espírito de colaboração e entreajuda, contribuindo para consolidar entre todos os elementos da comunidade escolar um bom ambiente, assente na confiança e no respeito.
Os produtos da época com que as funcionárias da escola fizeram compotas, nomeadamente maçã e abóbora, foram oferecidos pelos pais e encarregados de educação, de acordo com as disponibilidades de cada um.
Todos os produtos da feira foram oferecidos pelos encarregados de educação, havendo da parte de funcionárias e professores um grande envolvimento para levar a efeito esta actividade.
À semelhança dos anos anteriores houve uma grande adesão a esta iniciativa o que proporcionou que a actividade resultasse em êxito.
Da parte da tarde teve lugar no recinto da EB1 o tradicional magusto.
Envolvendo mais de 200 crianças, foram feitas duas fogueiras onde foram assadas parte das castanhas, com as restantes assadas no forno da cantina. No final, e como é da tradição, a maioria dos alunos não passou sem se enfarruscar. Muitos deles com a cara negra como o carvão, pediram que os fotografasse e foi o que aconteceu ao terminar esta actividade escolar.
Está de parabéns toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionárias, pais e encarregados de educação), que colaborou na realização e no êxito de mais esta iniciativa escolar que começa a fazer tradição no meio local.

1 comentário:

Bea disse...

Venderam tudo ou ainda guardaram alguma coisa para mim? Eu depois passo aí a pagar...LOL
Beijocas e bom trabalho