sábado, 14 de novembro de 2009

Iniciada a compostagem na EB1 e no JI da Torreira

A compostagem dos resíduos orgânicos é uma técnica muito antiga algo em desuso.
A sua utilização, recuperando métodos eficazes de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes naturais, permite por um lado reduzir a quantidade de resíduos enviada para aterro, e por outro produzir um composto rico em nutrientes para hortas e jardins.
Levando ao ensino prático alguns princípios em que assenta a sustentabilidade ambiental, este ano lectivo a EB1 e o JI da Torreira (Fregim) iniciaram um projecto pedagógico que passa por fazer compostagem e vai ter desenvolvimento com a preparação de uma horta onde não entrarão quaisquer produtos químicos.
Na passada sexta-feira (13/11) cumpriu-se a montagem de um compostor. Foi com o conhecimento adquirido sobre esta técnica simples de decomposição de resíduos orgânicos que os alunos do pré-escolar até aos do 4.º ano de escolaridade colaboraram nesta actividade começando a colocar no compostor ervas e folhas secas.
À pergunta colocada aos mais pequenos, de 4 e 5 anos, se sabiam como se chamava aquele recipiente acabado de instalar no recinto exterior da escola, foi em coro que rapidamente responderam: “compostor”.
No pólo escolar da Torreira (Fregim) é um dado adquirido, desde logo, que novos vocábulos como “compostor” e “compostagem” ficaram a fazer parte do léxico dos alunos, como também passaram a saber o que são e para que servem.

Sem comentários: