Está concluída a semana da leitura e com ela todas as actividades pedagógicas programadas nesse âmbito.
Planificadas e levadas a efeito pelos professores, todas as actividades foram focalizadas nos alunos e nas suas aprendizagens visando promover o prazer de ler e o gosto pelos livros. Peças de teatro, declamações de poesia, lengalengas, trava-línguas…contribuíram, certamente, para o desenvolvimento da linguagem nas expressões oral e escrita, e no controlo das capacidades da atenção, concentração e interpretação.
Para o dia de hoje estavam programadas e foram realizadas duas actividades.
Uma das actividades constou da recriação da história “O Cuquedo” para os alunos do pré-escolar e do 1.ºciclo.
“Animais de grande porte - girafas, rinocerontes, hipopótamos - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar”. Da autoria de Clara Cunha e com ilustrações de Paulo Galindro esta história é uma explosão de ritmo para a qual nenhuma criança fica indiferente. Foi recreada por Andreia Macedo, uma contadora de histórias, num espectáculo muito dinâmico, interactivo e motivador na relação estabelecida entre os alunos e a história. Andreia Macedo usou poucos adereços na sua actuação, privilegiou a voz, os gestos e a interpretação que fez da história, estabelecendo uma relação afectiva com as crianças.
Outra actividade realizada foi a leitura de uma história, aos alunos do 4.ºano, por um leitor convidado, João Queirós, Director do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz.
O livro escolhido foi “O Segredo do Rio”, conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil, recomendado pelo plano Nacional da Leitura (PNL), para o 4.ºano, que conta a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une.
Esta é uma história pedagógica que valoriza o sentimento da amizade e relembra a relação de respeito que devemos ter com a Natureza.
As duas actividades terão, certamente, uma continuidade em trabalho desenvolvido em sala de aula.
Planificadas e levadas a efeito pelos professores, todas as actividades foram focalizadas nos alunos e nas suas aprendizagens visando promover o prazer de ler e o gosto pelos livros. Peças de teatro, declamações de poesia, lengalengas, trava-línguas…contribuíram, certamente, para o desenvolvimento da linguagem nas expressões oral e escrita, e no controlo das capacidades da atenção, concentração e interpretação.
Para o dia de hoje estavam programadas e foram realizadas duas actividades.
Uma das actividades constou da recriação da história “O Cuquedo” para os alunos do pré-escolar e do 1.ºciclo.
“Animais de grande porte - girafas, rinocerontes, hipopótamos - andam numa correria de lá para cá e de cá para lá. Tudo isto porque chegou à selva o Cuquedo. O Cuquedo é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar”. Da autoria de Clara Cunha e com ilustrações de Paulo Galindro esta história é uma explosão de ritmo para a qual nenhuma criança fica indiferente. Foi recreada por Andreia Macedo, uma contadora de histórias, num espectáculo muito dinâmico, interactivo e motivador na relação estabelecida entre os alunos e a história. Andreia Macedo usou poucos adereços na sua actuação, privilegiou a voz, os gestos e a interpretação que fez da história, estabelecendo uma relação afectiva com as crianças.
Outra actividade realizada foi a leitura de uma história, aos alunos do 4.ºano, por um leitor convidado, João Queirós, Director do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz.
O livro escolhido foi “O Segredo do Rio”, conto que é já uma referência obrigatória na literatura infantil, recomendado pelo plano Nacional da Leitura (PNL), para o 4.ºano, que conta a história de amizade entre um rapaz que vive sozinho no campo e um peixe. No final, percebemos que o grande segredo do rio está consagrado na gratidão que os une.
Esta é uma história pedagógica que valoriza o sentimento da amizade e relembra a relação de respeito que devemos ter com a Natureza.
As duas actividades terão, certamente, uma continuidade em trabalho desenvolvido em sala de aula.
1 comentário:
PARABENS EB1 E JI DA TORREIRA PELA SEMANA ENRIQUECEDORA QUE PROPOCIONARAM AOS NOSSOS FILHOS
Enviar um comentário