terça-feira, 23 de novembro de 2010

A higiene pessoal no combate à pediculose

Entre os diversos conteúdos leccionados nos primeiros anos de escolaridade, um dos que são abordados na escola básica e que se revelam indispensáveis na preparação dos alunos para a vida, diz respeito às regras de higiene que devem ser praticadas diariamente.
A área de Estudo do Meio constitui esse domínio de ensino em que os nossos alunos reconhecem e aprendem a como aplicar a higiene pessoal.
Foi neste contexto que, hoje (23/11), foi realizada na EB1 da Torreira (Fregim) uma sessão muito apelativa, pelos farmacêuticos João e Joana Magalhães, promovida pela Farmácia Matias de Magalhães, intitulada “Piolhos – O ataque do inimigo”, permitindo a consolidação de conhecimentos para os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade.
Esta actividade teve como objectivo principal desmistificar ideias erradas sobre o parasita e informar para os cuidados que as crianças devem ter para não serem infestadas, assim como os procedimentos adequados de remoção eficaz e tratamento. Contrariamente ao que ainda é crença popular, os piolhos podem desenvolver-se mesmo num couro cabeludo limpo, e a “pediculose”, nome dado à infestação pelo parasita, tem tratamento adequado, exigindo cuidados especiais.
A vinda dos técnicos de saúde à escola veio reforçar a importância da respectiva componente pedagógica do currículo e o trabalho previamente desenvolvido pelo professor, aprofundando a sensibilização e o valor do processo educativo, de tal modo quanto os registos posteriores efectuados pelos alunos permitem comprovar.

1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Soube que correu muito bem...
Fico contente.
Bjs
Ah! Amanhã... café!