domingo, 28 de novembro de 2010

Estratégia para a leitura com «Histórias Contadas»

Ouvir contar histórias na infância leva à interiorização de um mundo de enredos, personagens e valores que proporcionam à criança um enriquecimento pessoal contribuindo para uma melhor compreensão da escrita. Na escola básica a actividade de leitura deve ser adaptada aos objectivos da aprendizagem, às carac¬terísticas das turmas e aos interesses e níveis de competência linguística dos alunos.
A EB1 e o JI da Torreira (Fregim) este ano lectivo de 2010/2011 têm em execução a oficina “Hora do Conto”, denominada «Histórias Contadas», constando da audição de histórias aconselhadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Este projecto é desenvolvido pela professora de Educação Especial, Ana Isabel Martins, no horário do Apoio ao Estudo das diversas turmas do 1.º Ciclo, e no pré-escolar, às sextas-feiras à tarde.
No mês de Novembro foi apresentado um livro “gigante” da denominada “História das Cinco Vogais”, das autoras Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, que despertou muita atenção e interesse tanto nos alunos do pré-escolar como nos do 1.º ano.
É esperado que a audição das histórias incentive nos mais novos o gosto pelas aprendizagens através da leitura e a descoberta do livro como fonte de saber.

Sem comentários: