sábado, 5 de fevereiro de 2011

A 'casa da Mosca-fosca' dramatizada no pré-escolar

«Era uma vez a mosca fosca que vivia num bosque distante. Farta de zunir, de dar voltas sem parar, decidiu fazer uma casa para morar...
Fez uma torta de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Não havia lugar para nem mais um, porém...»

“A casa da mosca fosca” é uma adaptação de um conto popular russo. As diferentes personagens introduzem os leitores num divertido e atractivo jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Trata-se de um conto acumulativo que vai apresentando todo um conjunto de personagens.
Os alunos da sala 1 do JI de Torreira fizeram a dramatização desta história. Os adereços foram construídos, escutaram a história algumas vezes para a compreenderem bem, depois escolheram os personagens. Cada um adoptou muito bem o seu papel, ensaiaram o texto e treinaram uma coreografia.
Na parte da manhã da passada quarta-feira (2/02), apresentaram a dramatização aos colegas das outras salas e da parte da tarde aos alunos da EB1.
O resultado final foi fantástico! Os papéis estavam muito bem sabidos, o cenário bem conseguido sem faltar o bolo de amoras que é o adereço central da história.
A realização desta actividade proporcionou diversos contextos de aprendizagem criativa nomeadamente no âmbito do desenvolvimento da memória e da aquisição de vocabulário, factores positivos na construção do conhecimento, ao mesmo tempo que promoveu a sociabilização dos alunos do jardim de infância e da escola básica e encantou todos que assistiram à dramatização desta história.

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas que beleza de história onde verdadeiros atores representaram muito bem.Estão todos de parabéns.
Gostamos muito.
Turma 2BTorreira