segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Alertas para uma Internet Segura


A utilização generalizada das tecnologias informáticas trouxeram novas ferramentas de grande utilidade de consulta e comunicação online, que a escola tende a aproveitar em auxílio às aprendizagens. Contudo, o seu uso livre e acesso fácil, quase como um jogo, pode despertar curiosidades sem limite e permite estabelecer contactos não se sabe com quem do outro lado, passando a constituir também uma porta permanentemente aberta a todo o tipo de males que alastram no mundo.
A 8 de Fevereiro de 2011 passou o «Dia Europeu da Internet Segura» com o lema “É mais do que um jogo, é a tua vida”. O Dia da Internet Segura é levado a efeito para promover a utilização segura e responsável das tecnologias on-line e telefones celulares, especialmente entre as crianças e jovens em todo o mundo.
A utilização do mundo “virtual” em segurança é uma preocupação presente na escola EB1 de Torreira (Fregim) e na educação dos nossos alunos pelo que este dia não passou sem ter sido assinalado com a dinamização de actividades sobre a referida temática, contribuindo para a valorização das aprendizagens, orientando-os para uma utilização mais segura das novas tecnologias e alertando-os para os riscos inerentes à sua utilização.
No dia 10 de Fevereiro numa sessão conjunta, com todos os alunos, onde, com recurso ao Quadro Interactivo, foram projectados os seis ALERTAS “O que farias”, promovendo a discussão, em torno de situações relacionadas com esta problemática de modo a incutir-lhes um espírito crítico que promova uma navegação mais segura.
Na manhã da última quinta-feira (24/02), esta temática foi abordada, mais uma vez, com os nossos alunos. Tivemos a visita de dois agentes do Destacamento Territorial de Amarante da Guarda Nacional Republicana, que através de um questionário – Comunicar em segurança – que os alunos do 4.ºano preencheram, em grupos, alertaram para os perigos que se podem enfrentar, quando navegamos na Internet.
Os alunos estiveram interessados e mostraram que já conheciam muitas das regras referenciadas. Vamos esperar que as cumpram.

1 comentário:

Anónimo disse...

BOA INICIATIVA,PARABENS.
É ESTÁ REALIDADE QUE OS NOSSOS FILHOS PRECISAM DE SABER.
CRISTINA