quinta-feira, 3 de março de 2011

Estudo do Meio motiva articulação entre turmas


Conhecer o método das ciências e saber aplicar todas as suas fases desde o levantamento da dúvida até à certeza dos factos – da interrogação à conclusão – são conteúdos essenciais nas aprendizagens que a escola do 1.º Ciclo do ensino básico tem por missão ensinar.
Neste grau de ensino é fundamental estimular nos alunos a observação do que se passa à sua volta. Atendendo às competências específicas do Estudo do Meio, devem ser proporcionadas situações em que o aluno observe, se interrogue sobre o que observa e faça registos de observação.
Para estudar: “ À descoberta do ambiente natural”, tema do Estudo do Meio, as professoras das turmas do 3.ºano da EB1 de Torreira realizaram uma saída de campo, para recolherem amostras de solos e de rochas existentes na envolvente da escola. Já em sala de aula os alunos puderam identificar algumas das características das rochas: cor, textura, dureza e a permeabilidade dos diferentes solos: argiloso, franco e arenoso.
Para que os alunos verificassem a capacidade de infiltração e retenção da água nos diferentes tipos de solo (franco, arenoso e argiloso) foi realizada uma actividade experimental, numa aula conjunta.
A actividade experimental foi iniciada com a definição da questão problema, seguida da realização da experiência, da discussão dos resultados e, por fim, registaram-se as conclusões.
Com a experiência efectuada os alunos do 3.º ano puderam seguir as várias etapas do método científico, questionando, observando, prevendo e concluindo, numa aula muito instrutiva que prendeu a curiosidade, a atenção e a participação de todos.

1 comentário:

Anabela Magalhães disse...

Excelente post que reflete uma excelente actividade.
Beijinhos