sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval de 2011 festejado a preceito

A tradição dos festejos relacionados com o Carnaval, que se perde nos tempos remotos da Idade Média, é vivenciada nas escolas do 1.º Ciclo com muito entusiasmo.
Antecedendo a longa quarentena de jejum e abstinência do período da Quaresma com início na Quarta-feira de Cinzas, estes dias ‘gordos’ do calendário cristão são sinónimo de alegria e diversão na escola, com que se prepara a segunda etapa dos trabalhos lectivos.
Na EB1 de Torreira (Fregim) o carnaval de 2011 foi festejado com uma actividade planificada e organizada pelos professores das AEC’s de Música, Inglês e Educação Física.
Durante a última semana já o ambiente festivo se fazia sentir no estabelecimento de ensino em todas as turmas com os alunos empenhados na elaboração das próprias fantasias. As máscaras em que se escondem os habituais foliões foram preparadas utilizando moldes e materiais diversos e recicláveis. Os professores, (AECs), elaboraram um cartaz para anunciar a actividade e, entretanto, os alunos ensaiaram canções alusivas à temática do carnaval.
Hoje (4/03), último dia antes de breve interrupção lectiva de três dias, todos os alunos compareceram na escola fantasiados, exibindo fatos variados em complemento da máscara construída, já que não houve um tema unificador e comum.
A festa que constou de um “Baile de Carnaval” decorreu no polivalente do pólo escolar da Torreira, local decorado a preceito, com serpentinas, confetis, balões, máscaras, e contou com a participação dos alunos do nível pré-escolar.
Os alunos começaram por entoar uma canção muito bem ensaiada nas aulas de Música. Depois, seguiu-se um desfile, por turma, começando pelos mais pequenos, sempre ao som de música carnavalesca.
Seguiu-se o “Baile de Carnaval”, propriamente dito, nome atribuído ao conjunto das actividades levadas a efeito para as comemorações. Com coreografias improvisadas e ao som de músicas alegres, populares, todos dançaram alegremente, alunos, professores e auxiliares educativas. O ambiente, como se pretendia, foi de grande festa entre todos, e no final os alunos foram presenteados com pipocas preparadas pela D. Eulália (Auxiliar educativa), o que ajudou para reconfortar todos os participantes dos 4º C (centígrados) que se faziam sentir lá fora.



1 comentário:

Bibliotecas disse...

Nunca é tarde demais para corrigir os nossos erros... a Isabel põe-nos a mexer :)
Foi uma pena não poder ter ido ao baile, mas pelo que vejo foi uma animação.
Assim vale a pena trabalhar!
Parabéns a todos!