segunda-feira, 21 de março de 2011

Assembleia de Escola premeia o comportamento

Ao início da tarde da passada sexta-feira (18/03), pelas 14H30, no pólo escolar da Torreira (Fregim) foi levada a efeito a segunda Assembleia de Escola do presente ano lectivo.
A Assembleia de Escola é uma sessão plenária realizada uma por cada período lectivo, em que participam os alunos de cinco anos do ensino Pré-escolar e todos os alunos do 1.º Ciclo, sendo presidida por uma mesa formada por alunos dos dois primeiros graus de ensino, eleita no início de cada ano lectivo.
A realização desta actividade pedagógica consta do Plano Anual de Actividades e tem por objectivos levar os alunos a reflectir sobre os problemas existentes na cantina e no recreio, espaços comuns da escola em que os próprios alunos são os protagonistas de algumas/muitas atitudes a requerer melhoria. Na medida em que esta iniciativa envolve a participação de crianças do Jardim de Infância acaba por funcionar também como uma actividade de articulação do grau de ensino Pré-escolar com o 1.º Ciclo.
Esta última reunião decorreu de uma forma menos formal em relação ao habitual, sendo de referir o seu momento alto com a subida ao palco de 5 alunos que, entre todos, foram destacados pelas funcionárias da cozinha como os que tiveram melhor comportamento na cantina. Para eles ficou prometido um prémio pela parte da coordenadora da escola.
Pela importância que no processo educativo tem o relacionamento dos alunos no universo da escola, nesta sessão foi deliberado a criação de um “quadro de honra”, e ficou estabelecido que, em cada assembleia, será premiado um aluno de cada turma, que se tenha destacado pelo seu bom comportamento.
No final da sessão, os elementos da Mesa que preside à Assembleia elaboraram a respectiva acta com os registos que foram fazendo e posteriormente vai ser lida e afixada em todas as salas de aula.

Sem comentários: