quarta-feira, 30 de março de 2011

A «Semana da Leitura» no pólo da Torreira

Entre os dias 21 e 25 de Março decorreu a Semana da Leitura 2011, iniciativa criada pelo Ministério da Educação para as escolas no âmbito do Plano Nacional de Leitura. Este ano as temáticas da leitura dinamizadas nas escolas centraram-se na relação energia e floresta. O estímulo da leitura havia de surgir na abordagem de textos relacionados com o ambiente e a sustentabilidade, preocupações crescentes das nossas sociedades, em ligação com a comemoração do Ano Internacional das Florestas.
No JI e na EB1 e da Torreira (Fregim) «o livro» foi o tema central do trabalho pedagógico desenvolvido no decurso da semana da leitura. As actividades foram globalmente focalizadas nos alunos e nas suas aprendizagens visando a descoberta do prazer de ler e o gosto pelos livros, a par do incentivo pela escrita e pelo desenho. As actividades realizadas no pólo escolar da Torreira sobre o livro e a leitura, resultaram na elaboração de trabalhos lectivos que reflectem bem o interesse dos alunos nas aprendizagens que versam declamações de poesia, lengalengas, trava-línguas, dramatizações, teatro de sombras...
No estabelecimento pré-escolar da Torreira (Fregim), na segunda-feira (21/03), «Dia da Árvore», tiveram a visita de uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Amarante que, para além de algumas demonstrações, alertou os mais pequenos para a importância da preservação da nossa floresta. Afinal, é das árvores que se retira a pasta do papel, que é a matéria-prima essencial para a produção dos livros. Mas, para os alunos do jardim-de-infância, a «semana da leitura» teve um ponto alto na terça-feira (22/03), ao terem podido assistir a uma dramatização da «a cinderela» levada a cabo pelos seus próprios pais e encarregados de educação.
Na EB1 foram proporcionados diversos momentos de partilha de saberes entre as várias turmas:
  • Os alunos do 1.º ano dramatizaram anedotas sobre animais;
  • A turma B do 2.º ano apresentou o «casamento da gata», através de quadras memorizadas;
  • A turma C do 2.º ano apresentou a história do «espantalho enamorado»;
  • Os alunos do 3.º ano, turma D, declamaram poemas de Miguel Torga, Álvaro Magalhães e de Luísa Ducla Soares;
  • Os alunos da turma E do 3.º ano apresentaram a história do «Segredo do Rio», através de um teatro de sombra;
  • Os alunos da turma do 3.º e 4.º G confeccionaram um bolo em forma de árvore seguindo um texto instrucional;
  • A turma F do 4.º ano apresentou um resumo da história da «galinha verde», com recurso ao programa ‘Movie maker';
  • A professora do Ensino Especial Ana Martins, através de fantoches, apresentou a história «os dedos», de Luísa Ducla Soares.

A «Semana da Leitura» de 2011, assinalada no pólo escolar da Torreira (Fregim) do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz (Amarante), proporcionou um conjunto enriquecido de actividades lectivas programadas para assinalar as temáticas propostas, todas a contribuir para o desenvolvimento da linguagem nas expressões oral e escrita dos alunos, e no controlo das suas capacidades da atenção, concentração e interpretação.

2 comentários:

Ismael Magalhães disse...

Foi uma semana excelente! Muitas actividades e uma forte colaboração entre Infantário e EB1. Foi um bom trabalho e os alunos gostaram muito.

Professora Bibliotecária disse...

Parabéns pelas actividades da Semana da Leitura!