segunda-feira, 11 de abril de 2011

Saída de campo para estudo da biodiversidade

Um dos projectos educativos que a EB 1 da Torreira (Fregim) tem em desenvolvimento aborda diversas temáticas relacionadas com o Ambiente e obedece a uma programação estabelecida em colaboração e no âmbito do Projecto “Mil escolas”, da empresa Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP). Trata-se do projecto pedagógico “A Água e a sustentabilidade na educação de novos cidadãos”, que na passada terça-feira, (05/04) motivou a realização de uma saída de campo.
Para os professores a leccionar no primeiro ciclo do ensino básico, a ‘saída de campo’ assume o lugar de um recurso pedagógico capaz de potenciar o ensino e as aprendizagens de Educação Ambiental. Esta ‘saída de campo’ teve por base a metodologia e as ferramentas científico-pedagógicas disponibilizadas pela equipa técnica de AdP, tendo como objectivo o reconhecimento e o estudo das espécies que fazem parte da biodiversidade associada à linha de água (ribeiro) que passa nas proximidades da escola.

A actividade foi desenvolvida em dois turnos (manhã e tarde), sob coordenação e orientação da equipa do Projecto “Mil Escolas”, João Luís Roseira, Mariana Cruz e Mónica Soares. Nesse dia, e para o efeito, os alunos chegaram à escola preparados para actividades no exterior, com vestes adequadas e munidos de caderno e lápis para poderem fazer os registos das observações. E com uma especial motivação, lá partiram da escola alinhados como mandam as regras de segurança.
Chegados ao local, denominada de «ribeira Verde» no âmbito do projecto, os alunos começaram por escutar os sons que se fazem ouvir no meio envolvente, um dos primeiros exercícios para aprender a respeitar o ambiente, espécies e habitat. Com base numa ficha de trabalho, através do desenho e exercitando a observação fizeram registos sobre a biodiversidade ribeirinha, procederam à identificação de plantas, árvores, flores, animais e insectos observados nas imediações. Registaram as características físicas do ribeiro, nomeadamente a cor da água, o odor, as impurezas, e os sons da água corrente.
Por fim, procederam à determinação dos parâmetros físico-químicos da água, tais como a temperatura, o pH, os nitratos e nitritos presentes, indicadores da qualidade da água. Para termos diversidade de animais e plantas é necessário que a água se encontre livre de quaisquer poluentes.
No regresso à escola todas as aprendizagens obtidas vão ser consolidadas no contexto das turmas, beneficiando do seu enquadramento nos domínios curriculares do Estudo do Meio, possibilitando aprofundar os conhecimentos obtidos na saída de campo e a valorização do trabalho de interdisciplinaridade.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma boa forma de obter boas aprendizagens. Parabéns a todos os envolvidos.
Coordenadora,
Neide Teixeira