O desenvolvimento das plantas está estreitamente associado ao ciclo anual das estações do ano.
Com a transição do Inverno para a Primavera chega o tempo do amanho da terra, das sementeiras e do plantio. O aumento das temperaturas, o crescimento dos dias e as chuvas próprias da época são condições favoráveis à germinação de sementes e crescimento de novas plantas. É a altura do ano em que se inicia a manutenção das hortas e jardins.
Passados dois meses sobre o final dos últimos cultivos na horta, entretanto, cresceram os produtos e cresceram as ervas daninhas por todo o lado. Como era previsível, agora, é chegado o tempo de mondar e sachar para dar continuidade às aprendizagens do projecto pedagógico iniciado este ano lectivo 2009/2010 na EB1 e JI da Torreira (Fregim).
As diversas turmas escalonaram as respectivas aulas de campo e durante a semana finda, todas as tardes, a «horta biológica» ganhou mais vida com a presença dos alunos e professores.
Desafiando este tempo de Primavera envergonhada que teima em não regularizar, era vê-los orientados pelos professores, de mangas arregaçadas, a aliviarem os produtos hortícolas das ervas que ensombravam o seu crescimento. Com chuva caída quase diariamente, as ervas desabrocharam com tal intensidade que quase cobriam as plantações efectuadas entre Janeiro e Fevereiro.
A terra foi remexida com recurso ao ancinho e ao sacho, plantaram-se mais algumas alfaces, e as ervilhas e as favas ficaram estacadas.
Enquanto na horta se desenvolvem as plantas cultivadas, com os alunos cresce o seu entusiasmo e o conhecimento sobre um processo ancestral muito familiar aos seus avós e essencial para sustento de todos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Existem Escolas do 1.º CEB que se transformaram numa mostra viva daquilo que é possivel fazer com alunos desta faixa etária no âmbito do ensino experimental das ciências. A vossa escola é o melhor exemplo que conheço. Parabéns. Continuem...
Emília Ribeiro
Parabéns por tudo que têm feito nessa escola.
Deolinda Cardoso
Que escola Bonita e Grande em tudo...
No dia que conheci a horta não havia sol e o tempo era curtinho, pela janela deliciei-me com o que via, um cantinho de cresceres e aprenderes.
Bom trabalho!
Mariana Cruz
Enviar um comentário