terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Concluída a primeira fase da horta biológica

A primeira fase da execução do projecto «Horta biológica» está concluída.
Orientados os alunos para as pesquisas sobre as culturas da época, a demonstração das técnicas tradicionais de cultivo com uso de instrumentos manuais coube sobretudo aos avós.
Na terça-feira (02/02) passada, a culminar esta etapa pedagógica do projecto, a avó, a bisavó e a tia do Nuno, aluno do 1.º ano, turma B, vieram à EB1 da Torreira (Fregim) contribuindo com seus conhecimentos práticos para demonstrar como semear favas e ervilhas e plantar nabiça-couve.
Logo após o almoço, todos se dirigiram à horta, frente à escola, onde houve lugar a mais uma sessão experimental das nossas práticas agrícolas tradicionais.
Todas as turmas dos dois estabelecimentos do pólo escolar da Torreira (Fregim) já participaram neste projecto pedagógico e já foram cultivados todos os produtos da terra próprios desta época e característicos da região, previamente reconhecidos pelos alunos.
Uma parte do espaço cedido à realização do projecto ainda está livre e, a seu tempo, será utilizada para a sementeira de batatas, o que deverá acontecer pelo final do mês de Fevereiro. A parte restante será utilizada sob a responsabilidade das auxiliares educativas da EB1 e JI da Torreira que se propuseram a ensinar como plantar morangos.
Depois de concretizadas todas as lições do projecto, ficaremos a acompanhar o processo vegetativo dos produtos hortícolas, mondando e regando quando for preciso, para que a horta biológica resulte no campo tanto como tem sido de proveitosa na transmissão de conhecimentos de avós para netos.

1 comentário:

Lina Pinto disse...

Queria dar os parabens pelo projecto (horta biológica)porque mostra aos nossos meninos como se semeiam e plantam os legumes que consumimos todos os dias nas nossas refeiçoes .Queria agradecer a minha avó Justina (bisavó do NUNO)que demostrou a sua experiencia na plantaçao dos legumes que apesar dos seus quase 82 anos ainda esta muito activa. Agora desejo que a horta de muitos legumes para consumir nas sopas da cantina e que cresça ainda muito mais com outros legumes que se seguem...Pr. Flora e Neide ja tenho as galochas para as senhoras irem para a horta semear batatas.Obrigado pelo trabalho feito neste blogg