Na sala de aula, a expressão dramática proporciona aprendizagens e a consolidação de conteúdos transversais em contextos lúdicos que induzem a criança na criação do seu próprio texto e a tornar-se mais comunicativa, desenvolvendo simultaneamente a criatividade individual e a sua socialização.
A expressão dramática é um recurso e uma estratégia pedagógica da Área das Expressões Artísticas com que se tende a fortalecer a auto-confiança do aluno e a superar alguns bloqueios e inseguranças patentes e muito comuns no decurso das primeiras aprendizagens. Através do imaginário infantil, do maravilhoso e do fantástico, as crianças crescem e desenvolvem mecanismos que as fazem tornar-se mais aptas em todas as suas aprendizagens.
Quando, recentemente, na turma C do 2.º ano os alunos trabalharam o tema “Modos de vida da população/profissões”, a expressão dramática foi a estratégia pedagógica seguida.
Os alunos formaram grupos de profissionais, de acordo com as profissões que escolheram para recrear e, livremente, criaram o seu texto, as suas personagens e os seus adereços. Com a dramatização, seguidamente, recriaram por si o ambiente de trabalho relativo a várias profissões.
A motivação patente nos alunos no decurso da exploração do tema foi uma constante, demonstrando o entusiasmo com que a actividade foi encarada na sala de aula.
O recurso a estratégias diferenciadas, de motivação dos alunos para o ensino/aprendizagem, tem na expressão dramática um domínio privilegiado de concretização prática de alguns conteúdos programáticos.
A expressão dramática é um recurso e uma estratégia pedagógica da Área das Expressões Artísticas com que se tende a fortalecer a auto-confiança do aluno e a superar alguns bloqueios e inseguranças patentes e muito comuns no decurso das primeiras aprendizagens. Através do imaginário infantil, do maravilhoso e do fantástico, as crianças crescem e desenvolvem mecanismos que as fazem tornar-se mais aptas em todas as suas aprendizagens.
Quando, recentemente, na turma C do 2.º ano os alunos trabalharam o tema “Modos de vida da população/profissões”, a expressão dramática foi a estratégia pedagógica seguida.
Os alunos formaram grupos de profissionais, de acordo com as profissões que escolheram para recrear e, livremente, criaram o seu texto, as suas personagens e os seus adereços. Com a dramatização, seguidamente, recriaram por si o ambiente de trabalho relativo a várias profissões.
A motivação patente nos alunos no decurso da exploração do tema foi uma constante, demonstrando o entusiasmo com que a actividade foi encarada na sala de aula.
O recurso a estratégias diferenciadas, de motivação dos alunos para o ensino/aprendizagem, tem na expressão dramática um domínio privilegiado de concretização prática de alguns conteúdos programáticos.
4 comentários:
Parabéns à turma pelo empenho e entusiasmo.
É bom aprender assim!
Tão muito giras.Mandem beijinhos á professora Anabela.
muitos beijinhos para a professora Anabela da filipa sua eix aluna.
Muitos beiginhos para a professora Anabela .
De:Carina antiga aluna
Enviar um comentário