quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Assembleia de Escola com um novo formato

A escola proporciona aos alunos contextos de aprendizagem únicos, constituindo experiências onde são ensaiadas as primeiras letras, se fazem as primeiras leituras, se transmitem os principais códigos para a vida, e se preparam os alicerces para que cada um possa ser o melhor dos cidadãos. Nesta perspectiva, a Educação é, também, a essência da cidadania.
Na EB1 e JI da Torreira (Fregim) a Assembleia de Escola (AE) procura cumprir o espaço institucional de responsabilização da cada um perante todos, em que os alunos são levados a reflectir sobre a vida na escola, identificando problemas e tentando encontrar as soluções mais adequadas. Esta iniciativa é preparada no âmbito das duas turmas do 4.º ano de escolaridade, por serem os mais velhos, sob orientação das respectivas professoras.
A segunda Assembleia relativa ao ano lectivo de 2009/2010 realizou-se hoje da parte de tarde, e teve um novo formato.
Na mesa que presidiu à reunião estiveram dois alunos de cada turma, inclusive do pré-escolar, a representar os respectivos colegas, de forma a decorrer mais organizada, sem dispersão e sem barulhos.
A sessão começou com um pequeno sketch, organizado e apresentado pelos alunos da turma H do 4.º ano com que fizeram uma pequena rábula sobre os comportamentos a corrigir, verificados na cantina e no recreio. No final tiraram conclusões de como deverá ser o comportamento adequado. Com pouco tempo de ensaio, esta apresentação funcionou muito bem e agradou a todos que assistiram. Até os mais pequenos do pré-escolar, riram a valer e entenderam bem a mensagem.
Depois, decorreu a reunião, propriamente dita, com uma metodologia diferente. As regras previamente estipuladas pelos alunos e organizadas em grelha foram projectadas num ecran, e os alunos que presidiram à reunião fizeram um balanço sobre o seu cumprimento.
No final, todos os alunos entoaram uma canção com letra criada para o efeito e que continha as regras que devem ser observadas para se ter um bom comportamento.
O novo formato da Assembleia de Escola ficou aprovado no decurso de uma actividade pedagógica que é levada a cabo para proporcionar aprendizagens mais adequadas à educação para os deveres e os direitos dos novos cidadãos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os alunos do 2º C gostaram muito desta Assembleia de Escola.
Foi muito bonita a peça de teatro feita pelo 4º H.

Anónimo disse...

UIOU

Anónimo disse...

qUE LINDO É ESTAREM NAESCOLA TODOS EMPAZ E HARMONIA