quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para 'articulação' do Pré-escolar com o 1.º Ciclo

A progressão da aprendizagem dos alunos enquadrados no ensino formal realiza-se sequencialmente segundo o ano e o ciclo de escolaridade de frequência, desde o Pré-escolar ao Superior.
No âmbito da escolaridade obrigatória, para cada fase do percurso escolar a cumprir pelo aluno, é da maior relevância que a Escola proporcione uma boa «articulação entre os ciclos», criando as condições para que o processo decorra numa «perspectiva de unidade global do ensino básico», conforme a Lei de Bases do Sistema Educativo (número 2 – artigo 8.º).
Cada ciclo da escolaridade aprofunda e completa o ciclo anterior, obedecendo a uma «sequencialidade progressiva» de transição em que a planificação coordenada entre ciclos contribui para o sucesso da integração do aluno na escolaridade obrigatória.
O pólo escolar da Torreira (Fregim) é composto pela escola EB1 e pelo Jardim-de-infância, neste ano lectivo de 2008/2009, a ser frequentado, respectivamente, por 155 crianças com mais de seis anos e 65 entre os três e os cinco anos de idade.
Com o aproximar do início do presente ano lectivo, e com o propósito de introduzir na escola EB1 as novas tecnologias informáticas e de comunicação (TIC), foi criado este blogue, passando a ser denominado «EB1 Torreira».
Assumido pelos professores este espaço de comunicação virtual, em pouco tempo tomou forma de rosto da própria escola. Com este formato, tem sido de grande utilidade na partilha de experiências pedagógicas e vem sendo assumido, progressivamente, como a melhor plataforma de registo das actividades escolares levadas a efeito, algumas já em integração com o Jardim-de-infância adjacente.
Recentemente, esta ferramenta passou a integrar o Plano TIC do Agrupamento de Escolas de Vila Caiz. Nessa qualidade, daqui em diante com novo título (EB1 - JI Torreira), contribuirá para promover a articulação desejável e necessária entre o Pré-escolar e o 1.º Ciclo, contando com a participação dos alunos, professores e educadoras dos dois estabelecimentos de ensino, sob coordenação da professora Flora Queirós, coordenadora do Conselho de Docentes (1.º Ciclo).

1 comentário:

neide disse...

Parabéns aos mais pequenos e à Coordenadora do projecto que está sempre em cima do acontecimento.
Bj
Neide