quarta-feira, 12 de novembro de 2008

"Feira de Outono" em dia de São Martinho

Por altura do São Martinho, o Agrupamento de Escolas de Vila Caiz leva a efeito uma actividade de aproximação das escolas com a comunidade, que reveste a forma de evento público para o qual toda a comunidade escolar contribui. É designada “Feira de Outono”, e este ano a sua realização ocorreu a 11 de Novembro, precisamente no dia em que o Santo é comemorado.
É com alguma antecedência que esta iniciativa começa a ser preparada em espírito de colaboração e de entreajuda, contribuindo para consolidar entre todos os elementos da comunidade escolar um bom ambiente, de confiança e respeito.
Os produtos da época com que as funcionárias da escola vão fazendo compotas, nomeadamente maçã e abóbora, são oferecidos pelos pais e encarregados de educação, de acordo com as disponibilidades de cada um.
A preparação desta actividade é aproveitada para desenvolvimento de trabalho pedagógico em sala de aula, onde são escritos, desenhados e pintados os convites, são elaborados textos alusivos, fazem-se ilustrações, e, tendo por exemplos alguns casos, são resolvidas muitas situações problemáticas que surgem. Mesmo em contexto de sala de aula há professoras que ensinam os seus alunos a confeccionar algumas iguarias doces e simples de fazer com castanhas, ovos e coco.
A “Feira de Outono” integra o Plano Anual de Actividades do Agrupamento e todos participam nesta realização.
Este ano de 2008, contrariamente ao que é habitual, choveu no dia de São Martinho, impedindo que a EB1 e o JI da Torreira (Fregim) se juntassem às restantes escolas do Agrupamento na escola da sede (EB2,3 de Vila Caiz) para realização conjunta da “Feira de Outono”. Excepcionalmente, os contributos destes dois estabelecimentos para o cumprimento do Plano do Agrupamento tiveram lugar no polivalente da Torreira, onde decorreu com grande sucesso.
Está de parabéns toda a comunidade educativa (alunos, professores, funcionárias, pais e encarregados de educação), que colaboraram na realização e no êxito de mais esta iniciativa de ligação da escola ao seu meio local.

4 comentários:

EB1/JI de Vilarinho-AMT disse...

Não é preciso o sol para brilharmos!

Bea disse...

Andamos mui desaparecidas ó coordenadora das coordenadoras...
bjs

Anónimo disse...

Este blog está muito completo, espero que tenha sido feito em colaboração de todos os docentes.
Continuem!...

(roterid)

EB1| JI Torreira - Fregim disse...

Este blog reflecte as actividades e as dinâmicas implementadas nas diversas salas de aula em concordância com os diferentes anos de escolaridade. Significa que, sem o grupo de trabalho deste pólo de ensino, por melhor que fosse o conceito e o propósito, não haveria matéria que pudesse corporizar este projecto.
Nós vamos continuar....

(arodanedrooc)