segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Biblioteca de Livros Digitais para os mais novos

Com o objectivo de promover a leitura entre os mais novos, conjugando a leitura com o cinema de animação, o vídeo e o áudio, foi criada a Biblioteca de Livros Digitais. Esta iniciativa é da responsabilidade do Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas do ME, e o projecto integra as acções do Plano Nacional de Leitura (PNL), dirigido a crianças e jovens.
A Biblioteca de Livros Digitais trata-se de um espaço online, acessível de qualquer computador com ligação à Internet, dinamizador de iniciativas relacionadas com leitura de obras de autores consagrados e a escrita.
Segundo o Ministério, o lançamento da Biblioteca de Livros Digitais "será uma aula interactiva onde se demonstra como os alunos podem aprender a ler e a trabalhar a leitura dos livros interagindo mesmo na narrativa, construindo textos originais e criando até uma Comunidade de Leitores (pois podem enviar para os seus amigos os seus textos ou trocar livros)".
Na abertura, o site conta com nove livros digitais, alguns deles originais, outros já publicados em suporte de papel, e durante o próximo semestre serão colocados na rede mais 35.
A apresentação desta iniciativa teve lugar no dia 18 de Dezembro de 2008, na escola EB1 de Telheiras, na presença da comissária do PNL, Isabel Alçada.
Tendo já feito a exploração da biblioteca, aconselho-a a todos os professores do 1.º Ciclo e Educadores de Infância para ser usada em contexto de sala de aula, recorrendo à utilização do computador ou ao Quadro Interactivo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Excelente!Tenho a certeza que será muito útil em contexto de sala de aula. Gostei e vou usar certamente.
Neide