quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Agrupamento de Vila Caiz em “Avaliação Externa”

Desde hoje (11), até sexta-feira próxima (13 de Fevereiro), o Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz (Amarante), ao qual a EB1 e o JI da Torreira pertencem, está submetido a um processo de Avaliação Externa.
No âmbito do sistema de avaliação da educação e do ensino não superior (Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro), a modalidade de avaliação externa das escolas ou agrupamento de escolas (artigo 8.º) está em vigor há três anos, tendo iniciado em 2006 ainda em fase-piloto. É à Inspecção-Geral da Educação (IGE) que compete levar a efeito esta avaliação, de acordo com o Decreto-Lei n.º 213/2006, de 27 de Outubro (artigo 10.º).
A Avaliação Externa tem como principal objectivo fomentar a auto-avaliação e proporcionar uma oportunidade de progresso para o serviço educativo do Agrupamento. Ao identificar pontos fortes e pontos fracos, bem como oportunidades e constrangimentos, a avaliação externa oferece elementos para melhoria e desenvolvimento do Agrupamento, em articulação com a administração educativa e a comunidade em que se insere.
O processo de avaliação externa ao Agrupamento de Escolas de Vila Caiz está a ser realizado por duas inspectoras da IGE e uma avaliadora externa. A análise dos documentos referenciais do Agrupamento – Regulamento Interno, Projecto Educativo e Plano de Actividades – e a entrevista em painel são seguidas pela equipa de avaliação como métodos para obtenção de informação e para dialogar com a comunidade educativa.
No final dos três dias deste processo, a equipa avaliadora elaborará um relatório sobre o Agrupamento, que servirá como instrumento para reflexão e debate, visando a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos e o reforço do papel das escolas.
Este relatório de avaliação ao Agrupamento poderá, posteriormente, ser consultado no site da Inspecção-Geral da Educação (IGE).

Sem comentários: