sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Articular a sequencialidade do percurso educativo

De acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86 de 14 de Outubro), a Escola deve proporcionar uma boa «articulação entre os ciclos», criando as condições para que o processo de ensino/aprendizagem decorra numa «perspectiva de unidade global do ensino básico» (número 2 – artigo 8.º).
A progressão das aprendizagens obedece a uma «sequencialidade progressiva» de transição, em que a planificação coordenada entre ciclos contribui para o sucesso da integração dos alunos na escolaridade obrigatória.
De modo a promover e a facilitar a integração dos alunos do ensino pré-escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Escola deve envolver a participação dos dois grupos de docentes (educadoras e professores do 1.º Ciclo) em equipas de trabalho e parcerias orientadas por e para esse mesmo propósito escolar. Os profissionais da educação pré-escolar e do 1.º CEB também têm como missão favorecer a criação de conjunturas propícias a uma articulação efectiva entre os diferentes níveis e as várias etapas da escolaridade.
Para dar forma à sequencialidade do percurso educativo, as especificidades técnico-pedagógicas e as diferenciadas metodologias profissionais de ambos os graus de ensino, deverão ser entendidos por todos como fundamentos substantivos para a realização de um processo de 'articulação' inter-ciclos, integrador, e uma mais-valia do jardim-de-infância e da escola do 1.º Ciclo ao serviço da Educação no Ensino Básico.
Um dos domínios da acção educativa que tem vindo a merecer particular atenção no Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz é, exactamente, o da articulação entre os ciclos, nomeadamente entre ensino Pré-escolar e o 1.º Ciclo. Com esse objectivo, as educadoras e algumas professoras do 1.º Ciclo iniciaram um processo de trabalho conjunto para delinearem estratégias facilitadoras da 'articulação', a serem implementadas nos respectivos estabelecimentos do Agrupamento ainda durante o presente ano lectivo de 2008/2009.
Algumas actividades já começaram a ser desenvolvidas no pólo escolar da Torreira (Fregim). O primeiro recreio conjunto já aconteceu, e correu bem. A educadora Conceição Medeiros, do JI da Torreira, trouxe a sua turma e integrou-a nas brincadeiras dos alunos do 1.º Ciclo. Mas estão em perspectiva a promoção de mais recreios conjuntos, a realização de uma visita ao edifício escolar da EB1, a abordagem do conto de várias formas com a presença de todos, a planificação e execução de experiências em conjunto, no âmbito das Ciências Experimentais.
A começar na próxima semana, quinzenalmente, as crianças do jardim-de-infância irão participar em experiências que vão ser realizadas na turma A do 1.º Ano. Enquanto outros farão a exploração da Biblioteca Digital, com os alunos da turma B do 1.º Ano, usando recurso à utilização do Quadro Interactivo.
Sobretudo para as crianças do JI, mas também para os do 1.º ano, é o início de uma familiarização, que se quer positiva, com as aprendizagens escolares formais que se irão seguir.

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