terça-feira, 10 de março de 2009

As aprendizagens com a “Semana da Leitura” 2009

No decurso da “Semana da Leitura”, de 2 a 6 de Março de 2009, diversas actividades sobre os temas do livro e da leitura foram desenvolvidas na EB1 da Torreira (Fregim).
Com oito turmas em constante acção educativa, a escola proporcionou a execução das mais variadas actividades pedagógicas consoante os diferentes anos de escolaridade e as programações mais adequadas ao desenvolvimento dos alunos.
Enquadrado na temática proposta pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), com os alunos das oito salas de aula desta escola, houve lugar à leitura de textos pelas mães, a que os alunos do 1.º Ciclo fossem ao Pré-escolar contar histórias e representar, a declamações de poesia, à realização de pequenas peças de teatro com recursos a fantoches, à produção de adereços feitos pelos alunos, a dramatizações e à apresentação de contos redondos entre o Pré-escolar e o 1.º Ciclo. Houve muita comunicação inter-turmas, de tal modo, que o trabalho desenvolvido em cada sala de aula foi posteriormente apresentado aos restantes alunos da escola.
A exposição/venda de livros que realizamos durante esta semana foi um sucesso, tanto pelo interesse que despertou nos alunos como até pela participação dos encarregados de educação que adquiram bastantes livros. Nos intervalos das aulas e nos tempos do recreio era frequente ver os alunos, nomeadamente dos primeiros anos de escolaridade, a lerem livros ou a decorar poesias que iriam declamar.
A par do incentivo à leitura, também a escrita e o desenho foram estimulados. Todos os alunos, desde os mais pequenos, fizeram registos sobre a temática do livro. Recontos, textos narrativos, poesias, banda desenhada ou simplesmente desenhos, foram as formas de expressão mais exercitadas.
Durante a semana, a motivação pedagógica proporcionada aos alunos sobre o livro e a leitura resultou em trabalhos que reflectem o seu interesse pelo assunto e o progresso nas aprendizagens, como os a seguir registados.

4 comentários:

Cláudia Queirós disse...

Passei por aqui e deixei um beijuu para a professora Flora... :)

Ana Mota disse...

Parabéns pelo envolvimento dos alunos na Semana da Leitura!

Anónimo disse...

Os alunos do 1º A adoraram as actividades realizadas na "Semana da Leitura".

Anónimo disse...

A semana da leitura foi muito "fixe"

1ºB