sexta-feira, 13 de março de 2009

“Livros com Rodas” para promover a leitura

Para reforço da qualificação do processo educativo, este ano lectivo de 2008/2009 está a trazer ganhos significativos ao Agrupamento de Escolas de Vila Caiz, de que a EB1 e o JI da Torreira (Fregim) fazem parte.
A recente requalificação da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos da Escola (BE/CRE), colocada em mais amplo e funcional espaço de acolhimento na EB2,3 de Vila Caiz, é disso bom exemplo. Agora as condições físicas da BE/CRE proporcionam a concretização de actividades pedagógicas ligadas ao fomento da leitura e à aquisição de hábitos relacionados ao livro com que passaram a servir melhor todas as escolas e alunos do Agrupamento.
É o caso do projecto “Livros com Rodas”, uma programação da BE/CRE que está a ser desenvolvida em rede com as escolas e jardins de infância, para fomentar nos alunos o gosto pela leitura e promover o seu acesso a livros de várias temáticas aconselhados às aprendizagens.
Esta actividade envolve todos os alunos do 1.º Ciclo e Pré-escolar do Agrupamento, e consiste na realização da itinerância de livros entre a biblioteca e os diversos estabelecimentos de ensino.
De quinze em quinze dias recebemos na EB1 e no JI da Torreira (Fregim) a visita da coordenadora da Biblioteca, Prof.ª Ana Luísa Mota, na volta que faz pelos estabelecimentos de ensino, para fazer a troca e renovação de livros. De cada vez são repostas quatro colecções de livros, com doze livros cada colecção, seleccionados de acordo com as idades e o ano de escolaridade dos alunos.
Apesar da EB1 da Torreira (Fregim) não possuir espaço próprio de biblioteca, no âmbito do projecto “Livros com Rodas” os livros são transportados em caixa-baú adquirido para efeito da realização desta actividade.
Hoje, sexta-feira dia 13 de Março, houve lugar à troca das colecções de livros, e novas temáticas ficaram à mercê do estabelecimento. A partir de segunda-feira e durante os próximos 15 dias, os livros vão proporcionar novas leituras orientadas nas oito salas de aula da escola EB1 da Torreira (Fregim), promovendo a intensificação das práticas de leitura aos nossos alunos.

4 comentários:

Cláudia Queirós disse...

Olá! Até ao fim-de-semana se trabalha empenhadamente...! :) Beijinhos aos papás! ***

Ana Mota disse...

Realmente é um baú bem bonito!
Que os alunos do Agrupamento de Vila Caiz a possam ver ao vivo e a cores e se divirtam com os livros que a Biblioteca leva até eles através deste baú. E que tenham oportunidade de saber em que contexto eles chegam até eles. Os professores têm um papel muito importante na transmissão dessa informação...
Boas leituras!

Ana Mota disse...

É pena que as restantes escolas do Agrupamento não tenham blogue para divulgar as actividades que promovem, nomeadamente do PNL e do "Livros com Rodas"...
Parabéns à EB1 e JI da Torreira!

Anónimo disse...

A caixa é muito bonita.
Os livros são giros para eu lêr.

Luís Filipe
2ºano
EB1 DA TORREIRA