sexta-feira, 20 de março de 2009

Celebrar a Primavera juntos com a Natureza

A Primavera começou hoje, 20 de Março de 2009, faltavam dezasseis minutos para o meio-dia desta sexta-feira.
As mudanças das estações do ano, consoante as sociedades, são acompanhadas por festas, rituais e celebrações, mas a que produz mais entusiasmo nas nossas crianças é a que ocorre com o fim do Inverno e a chegada da Primavera. É como se o ano recomeçasse em Março, no Equinócio da Primavera, com a Natureza pronta a eclodir.
Passado com óptimo tempo primaveril, neste dia as programações lectivas na EB1 da Torreira (Fregim) contemplaram a realização de algumas actividades a exigir 'saída de campo'. Para os alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade, as aulas de Estudo do Meio foram dadas ao ar livre, no meio envolvente à escola em contacto com a Natureza. A meio da manhã, professores e alunos estiveram em actividades de observação, análises e registos, num campo contíguo à escola, onde colheram flores silvestres e obtiveram informações sobre a natureza e as cores que a revestem, trataram de sentir o ar e o cheiro das plantas, e experimentaram ouvir os sons dos pássaros no seu meio ambiente.
Alguns dos exercícios, como o de ouvir os sons da Natureza, por serem mais exigentes em concentração, foram realizados com todos em silêncio e com os olhos fechados. Feito silêncio absoluto, foi um encanto colocar os alunos perante esta experimentação.
Da parte da tarde, outras actividades foram levadas a efeito no recinto da escola. Enquanto uns alunos plantaram amores-perfeitos e azáleas no jardim, tarefa que prosseguirá em grupos até ao final do ano, pela manutenção e conservação dos canteiros, outros desenvolveram trabalhos em plástica sobre o tema da Primavera. Em contexto de sala de aula, entoaram canções, fizeram poemas e acrósticos com a palavra PRIMAVERA, e foram elaborados diversos painéis alusivos à época, para posterior colocação nos átrios.
Com a entrada desta nova estação do ano, o dia de hoje cumprido na EB1 da Torreira teve todos os factores que proporcionam o ambiente favorável a uma boa aprendizagem: motivação, assunto, participação, laboratório, experimentação e registos.

1 comentário:

Professora Georgina Pinto disse...

Olá amiguinhos e professora Flora!
Chegou a Primavera!
Muitos beijinhos
Georgina Pinto e alunos