terça-feira, 3 de março de 2009

A “Semana da Leitura” 2009 na EB1 da Torreira

Nos dias que decorrem entre 2 e 6 de Março de 2009 realiza-se a “Semana da Leitura”. Esta iniciativa é promovida anualmente, desde 2007, pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), sendo “destinada a criar na escola um ambiente particularmente festivo à volta dos livros que reforce a adesão dos alunos e o desejo de ler mais”.
No tempo presente é universalmente reconhecida a importância da leitura no processo de aquisição de conhecimento, na qualificação do indivíduo enquanto ser, e no progresso das sociedades humanas. Mas também há investigadores que afirmam a importância da leitura na ampliação e manutenção das capacidades do cérebro.
Ler é saber, e é neste contexto que a aprendizagem acontece desde o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A EB1 da Torreira (Fregim) aderiu à “Semana da Leitura” e tem programadas diversas actividades lectivas, em contexto de sala de aula, nomeadamente trazendo as mães à escola para ler, e levando os alunos do 1.º Ciclo ao Pré-escolar contar histórias e representar.
Com o propósito de promover o encontro dos livros com novos leitores e de incentivar a leitura desde cedo, as actividades programadas passam por declamações de poesia, peças de teatro com recursos a fantoches, dramatizações, contos redondos entre o Pré-escolar e o 1.º Ciclo, visita a uma feira do livro, exposição de livros e, finalmente, no último dia (sexta-feira) os alunos assistirão a uma peça de teatro de marionetas representada por Beto Hinça.
As actividades programadas pela escola para esta “Semana da Leitura” são mais um contributo para o fomento da leitura, mas esta tarefa nunca deixamos de cumprir com os nossos alunos, tendo em vista o desenvolvimento da linguagem nas expressões oral e escrita, e no controlo das capacidades da atenção, concentração e interpretação.

1 comentário:

Escola EB1 de Igreja disse...

Olá amigos! Temos uns prémios para vocês! Vão ao nosso blog!

E.B. 1 Igreja

http://pnepigreja.blogspot.com/