No decurso do 3.º período lectivo os alunos do 4.º ano de escolaridade são submetidos a duas provas de aferição: uma em Língua Portuguesa e outra em Matemática.
Esta modalidade de avaliação foi introduzida no ano lectivo de 1998/99.
As provas de aferição já foram realizadas por amostragem. Embora desde 2007 (Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro) sejam provas universais, os seus resultados não contam para a avaliação dos alunos.
Depois de cumprida a prova de Língua Portuguesa no dia 18 de Maio (Segunda-Feira), a aferição a Matemática teve lugar na Quarta-feira seguinte, dia 20/05.
Tratando-se de uma aferição às competências adquiridas em Matemática, a prova incidiu ao nível do cálculo, através da proposta de resolução de problemas, da análise de uma tabela e da resposta a algumas questões sobre Geometria.
Para a grande maioria dos alunos do 4.º ano da EB1 da Torreira (Fregim), esta prova foi considerada relativamente fácil. Mesmo assim, por parte de alguns, houve questões que não foram respondidas de forma correcta, mais por excesso de nervosismo, do que por falta de conhecimento. Para muitos, o último problema, onde teriam de calcular o peso de duas latas, foi considerado o mais difícil. Passado o dia da prova e em contexto de sala de aula, esse mesmo problema foi considerado por quase todos muito fácil.
Ao nível do ensino básico esta é a primeira experiência a que os nossos alunos estão sujeitos quanto à realização de um exame nacional.
Entretanto, vamos ficar a aguardar pelos resultados.
Esta modalidade de avaliação foi introduzida no ano lectivo de 1998/99.
As provas de aferição já foram realizadas por amostragem. Embora desde 2007 (Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro) sejam provas universais, os seus resultados não contam para a avaliação dos alunos.
Depois de cumprida a prova de Língua Portuguesa no dia 18 de Maio (Segunda-Feira), a aferição a Matemática teve lugar na Quarta-feira seguinte, dia 20/05.
Tratando-se de uma aferição às competências adquiridas em Matemática, a prova incidiu ao nível do cálculo, através da proposta de resolução de problemas, da análise de uma tabela e da resposta a algumas questões sobre Geometria.
Para a grande maioria dos alunos do 4.º ano da EB1 da Torreira (Fregim), esta prova foi considerada relativamente fácil. Mesmo assim, por parte de alguns, houve questões que não foram respondidas de forma correcta, mais por excesso de nervosismo, do que por falta de conhecimento. Para muitos, o último problema, onde teriam de calcular o peso de duas latas, foi considerado o mais difícil. Passado o dia da prova e em contexto de sala de aula, esse mesmo problema foi considerado por quase todos muito fácil.
Ao nível do ensino básico esta é a primeira experiência a que os nossos alunos estão sujeitos quanto à realização de um exame nacional.
Entretanto, vamos ficar a aguardar pelos resultados.
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