quinta-feira, 28 de maio de 2009

Visita de Estudo ao lugar da História

Com partida às 9 horas e chegada às 17H30, a EB1 da Torreira (Fregim) cumpriu hoje (28/05), com os seus alunos, uma actividade de visita de estudo à cidade-berço da nacionalidade portuguesa.
Enquanto o ano lectivo 2008/2009 se aproxima do seu termo e os conteúdos curriculares estão na sua grande maioria explorados, esta fase lectiva propicia a consolidação, in loco, de conhecimentos anteriormente adquiridos.
No âmbito das prioridades e áreas de actuação do Agrupamento Vertical de Escolas de Vila Caiz definidas no Projecto Educativo, o tema “À Descoberta da Nossa Identidade” é referenciador para a dinâmica educativa em curso.
Para a EB1 da Torreira (Fregim) a deslocação a Guimarães, com visita ao Castelo e ao Paço dos Duques de Bragança, surge no Plano Anual de Actividades como uma estratégia sócio-pedagógica de reconhecimento do mais importante símbolo da nossa identidade. Sobretudo no Castelo de Guimarães, é a História e o património histórico-cultural que estão presentes e nos permitem despertar para o interesse do seu estudo.
Concluída a visita ao lugar da história, com passagem pelo Castelo, pelo Paço Ducal e pela igreja de S. Miguel, ao início da tarde, seguimos para o alto da Penha, dando lugar ao convívio que um bom piquenique proporciona, num autêntico dia de Verão antecipado. Antes do regresso, houve tempo para muita brincadeira, boa disposição e um passeio muito divertido, em mini-trem, pela Penha, e a surpresa da oferta de um gelado para todos os alunos.

Sem comentários: