sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Os sons na aprendizagem da leitura e da escrita

Aprender a ler e a escrever não é um processo natural e intuitivo como o de aprender a falar.
Logo no início do 1.º ano da escolaridade básica, um dos primeiros exercícios a efectuar com os alunos, necessário à iniciação da leitura e da escrita, é realizado no âmbito do desenvolvimento da ‘consciência fonológica’, ou seja no apuro da capacidade de ouvir e de discriminar/identificar sons.
Em contexto lectivo a actuação nesses níveis sensoriais tem em vista promover nos alunos o domínio da oralidade, e possuir a consciência dos sons é uma medida preventiva do insucesso na leitura e na escrita. Por outro lado, a capacidade de ouvir de forma atenta e selectiva é fundamental para um bom desempenho na aquisição de conhecimentos e de os alunos se exprimirem oralmente.

Uma parte das aulas de hoje (17/9) da turma A do 1.º ano foi dedicada à identificação e discriminação de sons. Concentrados, e de olhos fechados, os alunos ouviram atentamente uma sequência de sons que a professora ia produzindo, mexendo em sacos de plástico, batendo com o lápis na carteira, riscando no quadro, estalando os dedos, batendo palmas…
O exercício consistiu em identificar e exemplificar os sons que ouviram, segundo a ordem pela qual foram produzidos.
Uma das alunas foi convidada a vendar os olhos, e os colegas com a ajuda da professora produziram sons que ela teve que identificar.

De uma forma lúdica, identificando e quantificando sons, os alunos exercitaram conscientemente diversas capacidades inatas desenvolvendo também a concentração e a memorização, que são fundamentais para o sucesso das aprendizagens que se vão seguir.

3 comentários:

Professora Georgina Pinto disse...

Olá Flora!
Que simpático da parte do Márcio, pois já se canta e com sucesso esta letra de uma canção da turma da Mónica.Mas sabes que na minha escola o gel ainda não chegou? È verdade o vereador diz que o que a as ministras dizem não é a realidade do país, e é verdade. Alguns os meus alunos é que trazem o gel na mochila mas foram os pais que pagaram, assim como eu, tenho gel mas comprei eu.
È o nosso país.
Beijos

Anónimo disse...

QUERO AGRADECER AS EDUCADORAS,AUXILIARES E TODO O PESSOAL QUE COLABORA NO NOSSO JARDIM UM OBRIGADO MUITO ESPECIAL PELO CARINHO E DISPOSIÇÃO QUE TEEM AO RECEBEREM AS FESTINHAS DOS NOSSOS FILHOS NUM DIA TÃO ESPECIAL QUE É O ANIVERSÁRIO ,UMA LEMBRANÇA QUE FICARÁ PARA SEMPRE NA MEMORIA DOS NOSSOS PEQUENOS.UM BEM HAJA A TODOS .
MÃE DO ANTONIO RAFAEL

Bea disse...

Já têm um cantinho no nosso novo espaço.
Bom ano e beijos sem gripe A