domingo, 29 de novembro de 2009

A fotografia como recurso na educação

Entre as actividades programadas na EB1 da Torreira (Fregim) para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e do ensino regular, o Plano Anual de Actividades de Educação Especial, consagrou alguns períodos de lazer à realização de uma Oficina de Fotografia.
O recurso à fotografia, tendo em vista a abordagem histórica e o manuseamento da máquina fotográfica, surge como meio para a utilização das novas tecnologias – máquina fotográfica, computador, internet, software… – que, afinal, são ferramentas cada vez mais presentes na escola básica, ligadas à componente curricular dos três domínios fundamentais da aprendizagem: Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.
Esta oficina tem como título “Conhecer Outra Cidade”, teve início a 16/11 sob orientação da professora do Ensino Especial, Ana Martins. E começa a afirmar-se como espaço vocacionado a alcançar ‘outras’ aprendizagens por meio do conhecimento de outros alunos integrados em realidades diferentes, processo que se cumprirá em comunicação com alunos de diferentes zonas do país, nomeadamente localizados na Ilha Terceira, Açores.
Na primeira sessão realizada foram apresentados os objectivos da ‘oficina’ e foi apresentada, em PowerPoint, a evolução da máquina fotográfica.

1 comentário:

Bea disse...

Bons clicks, boas fotos e espero por elas aqui no blog.
A gripe como anda por aí?
bjs